Tipos de refrigerantes: Coca-Cola, Fanta, Pepsi e Guaraná

Perguntas e respostas sobre os principais tipos de refrigerantes que temos no Brasil, como a Coca-Cola, Fanta, Pepsi, os Guaranás Antárctica, Dolly, Kuat e outros. Veja os problemas do consumo deste tipo de bebida e as alternativas de consumo.

» Página Inicial


Refrigerantes são bebidas gasosas que não possuem álcool, não são fermentadas, sua base de fabricação é a água mineral e açúcar. Alguns refrigerantes possuem aroma de frutas, outro componente usado é o gás carbônico, porém ele é utilizado mais em água tônica.

Ela se tornou uma das bebidas mais consumidas no mundo e no Brasil não é muito diferente. Em festas, bares, escolas e na mesa do almoço ou jantar, lá está ela presente.

Apesar das inúmeras recomendações de médicos e nutricionistas para o perigo do consumo deste tipo de bebida, parece não haver muita preocupação por boa parte das pessoas.

Veja abaixo as principais marcas e tipo de refrigerantes que encontramos no Brasil:

Coca-Cola

Coca-cola

Marca reconhecida mundialmente e líder no ramo de refrigerantes, pertence a The Coca-cola Company seu comércio ultrapassa 200 países. Podemos dizer que não há quem não conheça essa marca, para muitos é o melhor refrigerante de todos, ao invés de uma pessoa pedir por um refrigerante ele pede uma coca-cola.

O produto se tornou um dos mais valiosos do mundo e há relatos de um enorme segredo em tono da fórmula da Coca-cola, que segundo pessoas ligadas a empresa, menos de 10 pessoas conhecem tal fórmula.

Fanta

Refrigerante Fanta

Marca que possui inúmeras variedades de refrigerantes e de diferentes sabores, no Brasil o sabor de maior comércio é o de laranja, o nome fanta significa "IMAGINAÇÃO", este nome vem do alemão. Fanta pertence a The Coca-cola Company, seu comércio também é de nível mundial.

Para quem não sabe, para produzir este refrigerante é necessário o suco de laranja e a grande demanda por este suco é um bom negócio para produtores da laranja, especialmente no interior de São Paulo onde o cultivo é maior.

Pepsi

Marca de refrigerante que possui mais de 100 anos de história no mercado mundial, é distribuída em 75 países de 5 continentes, sua criação ocorreu através de um farmacêutico que tinha em mente criar um remédio para combater a dispepsia (doença causada por falta de enzimas no corpo). Mais logo após sua criação o produto foi procurado não como medicamento e sim como um refrigerante.

Guarana Kuat

Surgiu no ano de 1997, considerada como a segunda marca no ramo de seguimentos de guarana Premium, também é considerada como uma das marcas que mais se destaca na coca-cola Brasil. A palavra Kuat é de origem tupi guarani e significa irmão gêmeo da lua.

Sukita

Sukita é uma marca de refrigerante de laranja, foi lançada em 1976 no Brasil, dando inicio á uma associação com a marca de cerveja Brahma, a partir desse momento a empresa Brahma passou a contar com importantes produtos de destaque em seu portfólio.

Dolly

Dolly foi uma das primeiras empresas brasileiras a lançar um refrigerante, considerada uma das pioneiras já está no mercado desde 1987, sua atuação maior é na região sudeste do país. Guarana Dolly é bastante conhecida graças ao seu mascote o "Dollinho" que em merchandising consegue atrair milhões de clientes.

Guarana Antárctica

É considerado o melhor guaraná do mundo e aqui no Brasil ele faz sucesso há muitas décadas sendo muito consumido em suas diversas versões de venda. Assim como os demais produtos simulares, tem muita açúcar, o que o torna bastante adocicado.

Como melhorar os hábitos alimentares sem o refrigerante?

Tirar o refrigerante da sua alimentação e consumo é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde. Mas para aqueles que estão muito habituados a consumir algum tipo de bebida, especialmente durante as refeições, uma boa alternativa são os sucos naturais, como o de laranja, por exemplo.

O ideal é você comprar a laranja, espremer e fazer o seu próprio suco. Ahh, sem açúcar, ok? Apenas esprema a laranja e tome. De preferência sem coar.

Sucos industrializados nem sempre são bons, tem conservantes e ai perde o valor nutricionais original dele. Alguns são até piores do que o refrigerante, então o ideal é fazer tudo natural.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade