Quais os tipos de refrigerantes, como: Coca-cola, guaraná e outros

Conheça os vários tipos de refrigerante que temos disponíveis no Brasil, a origem, informações relacionadas ao consumo e a saúde, entre outras informações.

» Página Inicial


Refrigerantes são bebidas industrializadas, gasosas, sem teor de álcool e tem como base água mineral e açúcar, na imensa maioria da das vezes possuem corante, acidulante e algum aromatizante artificial. Existe uma grande diversidade de marcas e sabores, além disso exitem também opções light, diet e zero...

Desaconselhado por médicos e nutricionistas, incentivado pela indústria que faz pesadas campanhas publicitárias para incentivar o consumo, eles estão no centro de polêmicas sobre a boa alimentação. Não é incomum encontrar vídeos, imagens e histórias sobre os problemas dessas bebidas como o excesso de açúcar, a adição de conservantes, entre outros.

A verdade é que eles são muito consumidos, ao mesmo tempo em que são combatidos. Veja abaixo os principais refrigerantes e as principais marcas disponíveis no mercado.

Coca-cola

Coca-cola

Com toda certeza a marca mais conhecida de refrigerante, muitas vezes quando se ouve falar em refrigerante é a imagem de uma coca-cola que vem em nossa mente. Foi criada em 1886 nos Estados Unidos por um farmacêutico, é vendida em mais de duzentos países, líder no ranking dos mais vendidos no mundo a empresa está avaliada em bilhões de dólares.

Pepsi

Criada também por um farmacêutico a mais cem anos atrás, a pespsi é vendida em mais de setenta e cinco países e está entre as mais vendidas do mundo, o seu sabor também é de "cola" característica essa que muito agrada os consumidores em todo planeta.

Fanta

Pertence ao mesmo grupo da coca-cola, possui diversos sabores diferentes, o sabor mais conhecido é o de laranja logo em seguida vem a de uva, suas vendas também ocorrem no mundo inteiro, e o seu nome vem de origem alemã onde significa " imaginação "

Dolly

Uma das maiores empresas de refrigerantes nacional em nosso país, tem como atrativo o seu preço considerado razoavelmente mais baixo quando comparado as outras opções citadas acima. Foi criada em 1887 e desde então tem uma boa aceitação do publico em geral, porém não carrega o mesmo " status " de seus concorrentes.

Guaraná Kuat

Também faz parte da coorporação The Coca-Cola Company, é vendida exclusivamente no Brasil e tem como ingrediente o guaraná que é uma combinação perfeita para refrigerante, o seu nome Kuat tem origem tupi-guarani e significa irmão gêmeo da lua, a marca foi criada em 1997 e começou a ser vendida no Rio De Janeiro, Juiz De Fora e São Paulo.

Convenção

Criada em 1951 os refrigerante convenção tiveram origem na cidade de Itú em São Paulo são até hoje muito populares no Brasil, possuem o preço mais acessível que as marcas que foram criadas fora do Brasil e é uma empresa familiar, ainda administrada pela família Guitti.

Refrigerantes "ECA"

A expressão ECA é um termo popular usados por muitas pessoas para se referir a refrigerantes de pouca reputação ou menos expressivos comercialmente. É usado na linguagem popular, informal e em certo ponto até pejorativo. Na verdade, muitos desses refrigerantes tem "boa qualidade", se é que podemos atribuir boa qualidade a qualquer tipo de refrigerante.

São muitas histórias, milhares de pessoas envolvidas, muito dinheiro, uma industria que movimenta bilhões todos os anos e que as pessoas cada vez mais aumentam o consumo destes produtos que são extremamente açucarados, gaseificados, aromatizados e por ai vai, o consumo desenfreado desses alimentos não trás nenhum beneficio para saúde, muito pelo contrário, está associado a obesidade, hipertensão, diabetes e mais diversas doenças que o consumo excessivo de açúcar nos trás.

Devo consumir refrigerante?

O ideal é não consumir, mas como ele está enraizado na nossa cultura alimentar, nem sempre conseguimos nos distanciar dele. Então a sugestão é evitar o consumo excessivo e reservar apenas para situações pontuais. Uma boa estratégia é não comprar para consumir em casa, assim, pelo menos no dia-a-dia você evita e faz o uso apenas em festas ou quando for na casa de alguma pessoa.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade