Tipos de queijo: provolone, mussarela, prato e parmesão

Existem diversos tipos de queijos e modos como são fabricados, dentre os principais, como provolone, prato, mussarela e parmesão. Veja a análise de cada um deles.

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Por Dra. Daniela Viggiano – Nutricionista

O queijo é um alimento fonte de proteína e derivado do leite e, portanto, considerado também fonte de cálcio.

Atualmente existem diversos tipos de queijos e modos como são fabricados, dentre os principais, como provolone, prato, mussarela e parmesão, vamos hoje identificar a diferença entre eles e as opções mais saudáveis e menos gordurosas.

Diante de tantas alternativas, surgem muitas dúvidas do que é mais saudável, como é fabricado, o que possui cada tipo de queijo e se faz mal ou não à saúde.

Neste artigo, vamos discutir um pouco sobre os principais tipos de queijos consumidos no Brasil no dia-a-dia e como fazer escolhas mais saudáveis dentre tantas opções disponíveis no mercado.

Queijos

Os queijos citados são geralmente consumidos em lanches, pizzas, saladas, por cima de macarrão e até como petiscos, podendo ser empanados ou não.

Provolone

De sabor característico, forte e muito consumido no Brasil, o queijo provolone é original da Itália e pode ser consumido em lanches, pizzas ou como petiscos, como o famoso provolone à milanesa.

Abaixo, observamos a composição nutricional de 100g de provolone e podemos concluir que é um queijo bastante gorduroso, calórico e que possui muito sódio.

  • Calorias: 352
  • Gorduras Totais: 27 g
  • Gorduras Saturadas: 17 g
  • Gorduras Poliinsaturadas: 0,8 g
  • Gorduras Monoinsaturadas: 7 g
  • Colesterol: 69 mg
  • Sódio: 876 mg
  • Potássio: 138 mg
  • Carboidratos: 2,1 g
  • Fibra Alimentar: 0 g
  • Açúcar: 0,6 g
  • Proteínas: 26 g

Só pela sua composição, o seu consumo já deve ser evitado, pois o excesso no consumo de gorduras e sódio pode desencadear doenças crônicas como: obesidade, diabetes e hipertensão.

Porém, a principal atenção deve ser no consumo de provolone à milanesa, visto que essa fritura aumenta ainda mais o teor de gordura, podendo ser muito prejudicial à saúde.

Queijo Prato

O queijo prato é muito consumido e geralmente pode substituir a mussarela nos lanches, pizzas, e preparações culinárias.

Abaixo consta a informação nutricional em 100g de queijo prato.

Valor energético 359.9kcal = 1511kj 18%
Carboidratos 1,9g 1%
Proteínas 22,7g 30%
Gorduras saturadas 16,3g 74%
Gorduras monoinsaturadas 6,8g
Gorduras poliinsaturadas 0,5g
Cálcio 940,0mg 94%
Lipídios 29,1g
Sódio 579,8mg 24%

Seu consumo deve ser evitado pois o teor de gordura saturada ainda é alto e a quantidade de sódio também. Além disso, ele é composto geralmente por aditivos químicos, como corantes, que quando consumidos em excesso, pode ser prejudicial à saúde, podendo desencadear alergias ou mesmo estar relacionado ao aparecimento de alguns tipos de câncer.

Mussarela

Também de origem italiana, o queijo tipo mussarela é menos calórico e possui menos sódio quando comparados com os queijos citados acima.

Na tabela abaixo pode-se observar isto, constando da informação nutricional em 100g de queijo mussarela.

  • Calorias: 280
  • Gorduras Totais: 17 g
  • Gorduras Saturadas: 11 g
  • Gorduras Poliinsaturadas: 0,5 g
  • Gorduras Monoinsaturadas: 4,8 g
  • Colesterol: 54 mg
  • Sódio: 16 mg
  • Potássio: 95 mg
  • Carboidratos: 3,1 g
  • Fibra Alimentar: 0 g
  • Açúcar: 1,2 g
  • Proteínas: 28 g

Seu consumo deve ser moderado e com cautela, pois em excesso também pode desencadear doenças crônicas e aumento de peso.

Parmesão

Na tabela abaixo podemos observar as características nutricionais do queijo parmesão, na porção de 100g.

Valor energético 453.0kcal = 1902kj 23%
Carboidratos 1,7g 1%
Proteínas 35,6g 47%
Gorduras saturadas 19,7g 90%
Gorduras monoinsaturadas 8,7g
Gorduras poliinsaturadas 0,4g
Fibras solúveis 0,2g
Cálcio 992,0mg 99%
Vitamina A 66,2ug 11%
Piridoxina B6 0,2mg 15%
Manganês 0,1mg 4%
Magnésio 33,4mg 13%
Colesterol 105,8mg
Lipídios 33,5g
Fósforo 744,6mg 106%
Ferro 0,5mg 4%
Potássio 96,2mg
Cobre 0,2ug 0%
Zinco 4,4mg 63%
Riboflavina B2 0,4mg 31%
Sódio 1844,1mg 77%

Notamos que é o queijo mais calórico, mais gorduroso e com mais sódio dentre os citados. Por isso, o seu consumo deve ser evitado, pois pode acarretar aumento de peso, podendo resultar em obesidade e aparecimento de doenças crônicas, principalmente hipertensão, devido à sua grande quantidade de sódio.

Dica

Quanto mais amarelo ou alaranjado o queijo for, mais processado e gorduroso ele é, ou seja, além de possuir maior teor de gordura, esses queijos também passam pode diversos processos industriais, sendo adicionados corantes, conservantes e demais aditivos, que são prejudiciais à saúde.

Para uma alimentação saudável, o Guia Alimentar para a População Brasileira determina que a alimentação deve conter alimentos in natura, como os de feira, por exemplo e deve-se evitar o consumo de alimentos processados, como é o caso dos queijos amarelos e alaranjados.

Com isso, o queijo branco é a melhor opção, pois é menos processado e menos gorduroso em relação aos demais queijos. Além disso, é rico em cálcio e proteína.


 

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