Tipos de nutrientes: Energéticos, reguladores, construtores e extras

Perguntas e respostas sobre tipos de nutrientes. O que são nutrientes energéticos, reguladores/construtores e plásticos. Saiba qual a sua importância para o organismo humano

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Os nutrientes consistem em estruturas fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano. Eles nos fornecem matéria-prima e energia para reparação e mantimento de diversas partes do corpo, além de sustentarem o crescimento e desenvolvimento. A seguir, confira quais são os diferentes tipos de nutrientes.

Tipos de nutrientes

O que são nutrientes energéticos?

Os nutrientes energéticos, como seu nome já nos dá a entender, têm como principal função o fornecimento de energia para o organismo. No grupo se enquadram os carboidratos, proteínas e lipídios.

Os alimentos que se enquadram no grupo dos nutrientes energéticos são: açúcares em geral, gorduras, carnes, cereais, cana-de-açúcar, mel, hortaliças, frutas e até mesmo alimentos feculentos.

O que são nutrientes reguladores/construtores?

Já os nutrientes construtores, também conhecidos como reguladores, são responsáveis pelo controle das funções vitais do organismo.

Eles sintetizam proteínas, auxiliam na queima de gordura, formam ossos, reparam tecidos e por aí vai. Os nutrientes reguladores/construtores são: sais minerais, vitaminas e águas.

Neste grupo se enquadram, principalmente, os seguintes alimentos: frutas, legumes e verduras em geral; cereais integrais (como linhaça, quinoa, aveia, granola e outros); vísceras e hortaliças.

Vale aqui destacar que as vitaminas do tipo lipossolúveis (encontradas principalmente nos cereais), caso consumidas em excesso, podem sobrecarregar os rins e fígado. Sendo assim, tomar pelo menos dois litros de água por dia é fundamental para ajudar a equilibrar esses quadros.

O que são nutrientes plásticos?

Por fim, os nutrientes plásticos são os responsáveis pelo crescimento e reparação do organismo. Isso porque eles atuam como ‘matéria-prima’ para a formação e desenvolvimento de tecidos e células. Neste grupo estão principalmente as proteínas (que também possuem função enérgica), minerais específicos e água.

Leite e seus derivados (tais como o queijo, iogurte e outros), carnes em geral (seja ela de frango ou vermelha), frutas (com destaque para a banana, morango, manga, abacaxi, melancia, maçã e pera) e principalmente a água fazem parte deste grupo de nutrientes.


 

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