Tipos de manga: Espada e ourinho, bourbon, rosa e palmer

Perguntas e respostas sobre tipos de manga, como espada, rosa, Palmer, Tomim Atkins, Haden e outros? Quais são os principais benefícios do seu consumo?

» Página Inicial


Quais os tipos de mangas disponíveis no mercado?

Há vários tipos ou variedades de mangas cultivadas em diferentes regiões do Brasil. Algumas delas são conhecidas apenas regionalmente. Algumas destas são: Comum, Sabina, Mel, Ouro ou Ourinho, Bourbon, Extrema e Ubá

Entretanto, as mais encontradas nos grandes mercados do país são: Palmer (responde por 90% das exportações no Brasil), Tommy Atkins, Haiden, Keitt, Kent, Espada e Rosa.

São características como tamanho do fruto, coloração, sabor, polpa e teor de fibra. Exemplos:

  • Espada: fruto comprido e casca amarela esverdeada e espessa, polpa amarela e com muita fibra. Junto com a Rosa é uma das variedades mais conhecidas.
  • Rosa: fruto médio de casca espessa, lisa e cor amarela para rosa avermelhado. Polpa saborosa, suculenta e fibrosa. Utilizada tanto para suco como para consumo in natura.
  • Palmer: coloração roxa quando “de vez” e vermelha quando madura, polpa amarelada e firme, quase sem fibra.
  • Tomim Atkins: fruto grande, ovalado e casca espessa, cores laranja amarelado, vermelho e púrpura, polpa firme e suculenta com poucas fibras. Uma das variedades mais cultivadas no mundo.
  • Haden: fruto grande, ovalado, cores amarelo e vermelho e com pouca fibra. Sua baixa produção e sabor agradável são responsáveis pelos altos preços no mercado interno.

Tipos de manga

Por que apenas algumas variedades são encontradas nos grandes mercados?

A variedade escolhida deve considerar as preferências do consumidor, mas também outros fatores econômicos como alta produtividade para a região de cultivo, coloração atraente, baixo teor de fibras, resistência a pragas e doenças, firmeza para o transporte e vida de prateleira.

Quais os principais nutrientes?

São fontes de fibras (pectina), vitaminas (A, C, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina)) e minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio).

Elas são frutas calóricas?

Não. Se consumida com moderação, não comprometerá a sua dieta. A polpa possui em média 65 calorias por 100 gramas do fruto.

Pessoas diabéticas podem comer mangas?

Sim, mas com moderação para evitar picos de glicemia. Cada porção possui em média 16 g de açúcares, e equivale a uma fruta média. A pectina, uma fibra solúvel presente na polpa, ajuda a manter os níveis normais de glicose e colesterol no sangue.

Como utilizá-la em uma refeição?

A fruta é muito versátil, mas uma dica infalível é usar a polpa em tirinhas na salada de rúcula, agrião ou alface. Surpreende e agrada pelo excelente sabor.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas   |   Política de Privacidade