Tipos de couve: Bruxelas e manteiga, couve-flor e roxa

Perguntas e respostas sobre tipos de couve, como Bruxelas, manteiga, couve-flor, roxa, galega, rabano, coração de boi, entre outras. Quais os benefícios desses alimentos?

» Página Inicial


A couve é um legume muito consumido no Brasil e muito apreciado em várias partes do mundo. Seu cultivo é simples e pode ser feito desde grandes plantações até poucos pés do quintal de casa. Apesar de sua folha sem relativamente sensível e ser muito atacada, especialmente por um tipo de lagarta, muito se produz no Brasil.

Vamos falar sobre alguns deles e seus benefícios, os vários tipos e alguns tipos mais consumidos no Brasil.

O correto é falar “o couve” ou “a couve”?

Couve é classificada gramaticalmente como um substantivo feminino, portanto a definição é: a couve. É uma verdura de folhas crespas, agrupadas frouxamente, semelhante ao repolho.

Veja abaixo os principais tipos ou classificação:

Manteiga

A couve manteiga é a mais popular na mesa dos brasileiros. Sua estrutura possui grandes folhas na cor verde escura, levemente ondulada. Contém vitaminas A, B6 e C, muitas fibras e diversos antioxidantes. É indicada para dietas de emagrecimento, pois sua composição ajuda a exterminar gordura. Também é uma forte aliada da saúde ajudando a evitar a ocorrência de anemia e prevenindo o aparecimento de câncer.

Fotos de couve manteiga

Couve-Flor

Couve flor

Em formato de pequenas “arvorezinhas”, na cor branca, é também popular na culinária brasileira. Este tipo de couve se destaca por ser rica em sulforafano (composto com vários benefícios para a saúde), além disso, contém fibras, que auxiliam na eficácia do processo digestivo.

O vegetal também é rico em nutrientes, como vitamina C (também encontrada em frutas cítricas), manganês, vitaminas B5, B6, folato (B9) e vitamina K. Além disso ela também substâncias antioxidantes. A couve-flor é um dos 20 melhores alimentos de acordo com o Índice de Nutrientes Densidade Agregado (ANDI), que mede a vitamina, mineral e conteúdo fitonutriente em relação ao conteúdo calórico. Essa informação quer dizer que ela fornece uma grande quantidade de nutrientes e baixa caloria.

Por ser rica em vitamina K, a couve-flor fortalece os ossos. Um consumo das quantidades certas desta vitamina, contribui com a saúde dos ossos melhorando a absorção de cálcio e reduzindo a excreção urinária de cálcio.

Fotos de couve-flor

Couve-de-Bruxelas

couve de bruxelas

Com uma aparência muito próxima da do repolho, a couve-de-bruxelas é menor, redonda, com a coloração de um verde um pouco mais claro e sabor levemente amargo. Contém propriedades que ajudam no controle da pressão arterial. Uma de suas características é crescer ao longo do talo da planta, que em fase de colheita fica totalmente coberto pelos pequenos repolhos.

A couve-de-bruxelas é um vegetal muito rico em nutrientes. Em sua composição é possível encontrar sais minerais, principalmente fósforo e ferro. Ela também contém significativas quantidades de vitaminas A e C, ambas essenciais para a visão e a beleza da pele. O vegetal também possui poucas calorias, sempre incluído em dieta de emagrecimento. Pessoas com problemas no intestino são grandes consumidoras de couve-de-bruxelas por ser rica em fibras de celulose.

Fotos de couve-de-Bruxelas

Galega

Este tipo é muito semelhante à couve manteiga. Muito utilizada para fazer caldo verde e acompanhar feijoada no Brasil. Possui coloração verde escura, caule mais alongado e folhas mais rígidas do que das outras. Contém boa concentração de vitamina C. Este tipo de couve é muito popular em Portugal e sua composição é rica em carotenoides e clorofila, tornando-a excelente fonte de pró-vitamina A, vitamina C, B1, B2, cálcio, ferro, magnésio e potássio. Como as demais couves, auxilia na prevenção de alguns tipos de cancro.

Fotos de couve galega

Rabano

couve rabana

Esta couve lembra um rabanete, por ter o bulbo exposto, que pode ser consumido junto com suas folhas. É consumida principalmente nos países germânicos como Alemanha, Áustria, Listenstaine, Países Baixos e Inglaterra. Também é muito popular na Índia.

A Couve-Rábano pode ser ingerida crua ou cozida e possui nutrientes como Cobre, Potássio, Manganês, Ferro e Cálcio, bem como as Vitamina C, Vitaminas do complexo B, Vitamina A e Vitamina K.

Fotos de couve rabano

Coração de Boi

Ela lembra um coração por seu formato, tem folhas grande s e coloração verde escura, mais incomum ao cardápio dos brasileiros. Foi considerada uma fina iguaria pelos gregos e romanos, e em Portugal é plantada durante todo o ano em um ciclo vegetativo de 60 dias.

Este tipo de couve possui altos teores de fibras, minerais (potássio, magnésio, fósforo), vitaminas (C, A) e antioxidantes.

Fotos de couve coração de boi

Roxa

couve roxa

De fácil identificação por suas folhas roxas, ela lembra um repolho e tem inúmeros benefícios para a saúde. Contém vitaminas A, C, K, e E, cálcio, ferro. Além de combater o envelhecimento precoce e ser eficaz em tratamentos de úlceras, graças a glutamina, aminoácido capaz de reduzir a inflamação e a dor. Para quem necessita perder peso, a couve roxa pode ajudar a dar a sensação de saciedade. A grande quantidade de vitamina A no vegetal traz benefícios também aos olhos, auxiliando na prevenção de catarata.

Fotos de couve roxa

Quais os benefícios desses alimentos?

Todos os tipos de couves são alimentos ricos, de baixa caloria e grande concentração de vitaminas e minerais. Fazem bem para a saúde, ajudam a prevenir doenças, fortalecem os ossos e são excelentes alimentos complementares para todos os tipos de dietas.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade