Tipos de chocolate: Amargos e meio-amargo, branco, em pó, orgânico e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de chocolate. Posso utilizar qualquer um destes para coberturas? Existe na variedade orgânico? Como são os amargos e meio-amargos?

» Página Inicial


Qual o tipo de chocolate mais comercializado no mundo?

O tipo de chocolate mais vendido e mais apreciado em todo o mundo é o chocolate ao leite por ele ser mais suave, adocicado e macio, para fazer o chocolate ao leite, parte da massa de cacau é substituída por leite em pó (geralmente o chocolate ao leite tem um teor de cacau entre 30 e 40%). O resultado é um chocolate com textura mais cremosa e sabor mais adocicado.

Como são os amargos e meio-amargos?

Chocolate amargo é o chocolate com maior concentração de cacau (geralmente acima de 70%) e com pouco açúcar. É o chocolate que mais oferece as propriedades benéficas do cacau. Ele é utilizado mais em pratos da confeitaria como forma de recheio e coberturas. Utiliza-se ele para quebrar um pouco o doce excessivo de algumas sobremesas.

Chocolate branco

Chocolate meio amargo é um chocolate com uma menor concentração de cacau (geralmente por volta de 50%). Também tem pouco açúcar e seu sabor é um pouco menos acentuado. Este é um pouco mais vendido do que o amargo em forma de barras para consumo. Ele também é muito utilizado na confecção de browniers e bolos.

O branco possui cacau em sua massa?

Não! Por incrível que pareça, esse tipo de chocolate não contém massa de cacau, ele é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite. É o mais doce e de textura bem cremosa. Seu sabor é extremamente diferente do chocolate original feito com cacau em sua massa porém, é um dos favoritos e o segundo mais vendido em barras.

O chocolate branco é mais gorduroso e possui mais colesterol que os demais, por isso seu consumo deve ser menor.

Chocolate em pó e achocolatado são a mesma coisa?

Não. Chocolate em pó é feito com a amêndoa de cacau moída, sem a manteiga de cacau. É muito utilizado em receitas, inclusive de brigadeiro e também pode apresentar diferentes concentrações de cacau. Pode ser utilizado para o preparo de bolos e recheios de tortas também.

Achocolatado como o próprio nome já diz, achocolatado não é chocolate. É uma mistura de chocolate em pó, leite e muito açúcar, geralmente utilizada para saborizar o leite. Muitas pessoas utilizam para o preparo de brigadeiros e bolos porém, não dá o mesmo sabor, tonalidade e textura do chocolate em pó.

Posso utilizar qualquer um destes para coberturas?

Pode. Mas as texturas e tonalidades ficarão completamente diferentes uma da outra. Existe hoje no mercado um chocolate específico para coberturas. Ele é um chocolate com alta concentração de manteiga de cacau, que pode ser meio amargo, ao leite ou branco. Como derrete com facilidade e tem mais brilho, é muito usado no acabamento de bolos e doces.

Existe na variedade orgânico?

Sim! Esta é uma novidade que está virando febre nas academias e grupos sobre dietas.
O cacau utilizado nesse tipo de chocolate é orgânico, ou seja, é produzido sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, trazendo mais benefícios à saúde e ao meio ambiente. Há as opções ao leite, amargo e à base de soja.

A alfarroba é uma variedade do chocolate?

Não. É uma vagem que após torrada e moída resulta em uma farinha utilizada como substituta do cacau. Tem apenas 0,7% de gordura, é pouco calórica, além de ser rica em fibras e não conter cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo. Este produto pode ser encontrado em barra, pó, bombons, gotas e ovos de Páscoa. Sem adição de açúcar, pode ser consumido por diabéticos. Também é alternativa para intolerantes á lactose ou celíacos.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas   |   Política de Privacidade