Tipos de alface: Mimosa, crespa, americana, frisada e lisa

Perguntas e respostas sobre tipos de alface mais conhecidos no Brasil como a alface mimosa, crespa, americana, lisa, romana, frisada e roxa. e mais informações sobre esta verdura.

» Página Inicial


A alface ou o alface é um dos alimentos mais comuns encontrados na mesa dos brasileiros. Muito dificilmente você irá a um restaurante onde ele não seja serviço ou em um almoço de domingo onde ele não faça parte do cardápio da família.

A razão para ele ser tão popular é porque faz muito bem a saúde, é saudável, com baixíssimas calorias, barato e muito fácil de preparar. Basta lavar e está pronto para o consumo.

A maneira mais comum de consumi-lo é como parte da salada que pode envolver ainda tomate, cebola, pepino, rúcula e outras folhas verdes. Normalmente não se tem o hábito de cozinhá-lo, já que a estrutura das folhas não são firmes o bastante para isso, causando a deterioração das mesmas.

Outra forma bastante comum do seu consumo é como ingrediente de lanches e sanduíches, que podem ser os naturais ou os que encontramos no chamado fast-food.

Quais os tipos de alface?

Existem diversos tipos que são cultivados e comercializados em nosso país, mas os tipos mais conhecidos no Brasil são a alface mimosa, crespa, americana, lisa, romana, frisada e roxa.

Mimosa

É um tipo de alface muito delicado, mas muito saborosa. Possui suas folhas entrecortadas e pode ser encontrada tanto na versão verde e na versão roxa e também se desfaz rapidamente. É comumente encontrada nos supermercados e hortifrutigranjeiros.

Veja aqui imagens de alface mimosa

Crespa

Alface crespa

Bem parecida com um buquê de flores, a alface crespa apresenta uma aparência aberta, com as folhas soltas e onduladas. Também pode ser encontrada na versão roxa, porém é mais incomum. Um dos tipos que mais apresentam níveis de cálcio e fósforo, a alface crespa também ajuda na melhora do sistema digestivo e fortalece o trabalho do intestino devido às fibras nas folhas.

Americana

Como todas as alfaces são bem fáceis de serem identificadas pelos seus formatos, a alface americana também tem essa facilidade por ter sua forma arredondada. Parecida com uma bola, a alface americana possui suas folhas grandes envoltas umas sobre as outras. Não é tão rica em nutrientes como os outros tipos por ser fechada e não concentrar tantas substâncias saudáveis. Porém, possui uma maior crocância e sabor, sendo muito utilizada em sanduíches.

Veja aqui imagens de alface americana

Lisa

Alface lisa

Também muito delicada, a alface lisa é o tipo mais usado nas cozinhas domésticas. As folhas são lisas, macias e mais frágeis, mas muito saborosas. O sabor é suave, mas não é fraco e nem tão forte.

Romana

A alface romana também possui folhas soltas, mas são longas com um formato comprido. A cor também é diferente, com um verde mais escuro. As folhas são mais grossas e crocantes.

Veja aqui imagens de alface romana

Frisada

É um dos tipos mais raros de se encontrar, não é fácil achá-la para comprar. Também é conhecida como alface friseé. Por ter uma quantidade muito concentrada de nutrientes, o seu sabor também é forte. Com folhas mais curtas e bem ramificadas, apresenta vitaminas A, C, cálcio e fósforo.

Veja aqui imagens de alface frisada

Roxa

alface roxa

Também é mais fácil de ser encontrada em supermercados e outros locais de venda. A cor roxa presente na alface é indício do alto número de antioxidantes presentes nas folhas. Possui um sabor suave, porém não é fraco. As folhas são crespas e onduladas nas pontas.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade