Suco natural de milho, cenoura e berinjela

Veja algumas de nossas receitinhas, como de suco natural de milho, de cenoura e de berinjela. Veja os ingredientes e modo de preparo de cada um deles.

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Por Elaine de Moura - Nutricionista

Alguém ai já experimentou suco de milho? E de cenoura? E de berinjela?

Não?

Então aqui vai três receitas fáceis e práticas de sucos naturais, cujo principal ingrediente são: o milho, a cenoura e a berinjela. Pega caneta e papel e tome nota:

Suco de milho

Ingredientes

Modo de preparo

Retire os grãos das espigas com o auxilio de uma faca amolada (tome cuidado!). Coloque os grãos no liquidificador ou processador e acrescente as quatro xícaras de chá de leite desnatado e 1/2 xícara de chá de água. Bata até conseguir uma mistura homogênea. Passe a mistura pela peneira, para tirar eventuais peles do milho e pedaços maiores que tenham ficado, e coloque em uma panela. Adicione o açúcar mascavo (pode ser açúcar branco ou demerara, mas o mascavo é mais recomendado) e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, por 30 minutos ou até engrossar bem. Deixe esfriar e bata novamente no liquidificador ou processador junto com o leite e a água restantes. Coloque para gelar e sirva gelado!

Suco de cenoura

Ingredientes

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador. Coloque para gelar e sirva gelado!

Suco de berinjela

Ingredientes

Modo de preparo

Bata no liquidificador ou processador o suco das três laranjas com a berinjela fatiada. Bata bem. Coloque para gelar e sirva bem gelado.

Os benefícios de cada um

Primeiro: o milho

O milho é um cereal muito conhecido e utilizado no mundo todo, não só na alimentação de seres humanos, mas também na alimentação de animais (como ração). Devido ao fato de não passar por um processo de refinamento muito agressivo, o milho conserva a sua casca. É na casca que a maioria dos alimentos conservam sua maior quantidade de nutrientes. E com o milho não é diferente. A casca que permanece é rica em fibras, que ajudam na manutenção de um funcionamento intestinal adequado, além de serem fundamentais auxiliando a eliminação de toxinas do organismo.

O milho ainda possui, em sua composição, carboidratos, proteínas, minerais (fósforo, ferro, potássio, zinco) e vitaminas, especialmente as do complexo B. Vale ressaltar que, além dessa quantidade enorme de nutrientes benéficos, o milho também contém uma substância chamada ácido fítico. Esse ácido interfere e dificulta a absorção, pelo organismo, de seus próprios nutrientes (citados anteriormente).

Mas ai vai uma dica: para reduzir ou eliminar esse ácido fítico do milho (lembrando que estamos falando aqui do milho natural e não do enlatado, que contém quantidades maiores de sódio e conservantes) é só deixar de molho antes de consumi-lo e, depois, escorrer e jogar a água fora.

Segundo: a cenoura

A cenoura é um dos vegetais mais consumidos e populares do mundo. Ela também é muito fácil de ser integrada no dia a dia de uma alimentação saudável. Pode ser na forma de sucos, como a receita acima; sopas; saladas; cremes; molhos; cozida; crua... São muitas formas de se consumir esse alimento tão benéfico para a saúde.

Assim como o milho, a quantidade de fibras presente na cenoura também é muito boa. Além das fibras, os benefícios da cenoura estão na sua quantidade de betacaroteno, que é excelente para a saúde dos olhos. A cenoura ainda é rica em antioxidantes, que ajudam na renovação das células; vitamina C; vitamina K; vitamina B8; ácido pantotênico; potássio; manganês; ácido fólico; ferro; e cobre. Todos esses nutrientes vão auxiliar na prevenção de doenças como câncer, hipertensão arterial e doenças do coração.

E o terceiro, porém não menos importante: a berinjela

Você sabia que a berinjela é da mesma família do pimentão? Pois é, são parentes!

A berinjela é o fruto originário de uma planta com nome muito esquisito, a solanum melongena. Por ser um alimento de baixo teor calórico, a berinjela é uma excelente opção para compor algumas refeições do dia a dia. Em 100 gramas de berinjela cozida contém apenas 20 calorias. Muito pouco, né? Além da baixa caloria, a berinjela também possui uma quantidade excelente de potássio e fibras.

Assim como a cenoura, a berinjela também pode ser integrada a diversos tipos de preparações, como: água de berinjela; sucos; refogados; saladas; e até em pizzas e lasanha. Delícia, né?


 

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