Abacaxi gelado e assado, creme e mousse, em calda e com gengibre

Veja várias receitas que usam o abacaxi como principal ingrediente, como ele gelado, creme e mousse, em caldas e com gengibre. Veja ainda a quantidade de calorias, os demais ingredientes e o modo de preparo de cada um.

» Página Inicial


O abacaxi é uma fruta suculenta, hidratante, diurética, cítrica e rica em vitamina C, vitamina A, minerais como cálcio, fósforo, sódio, potássio, magnésio, cobre, ferro, zinco e fibras. Além disso, é saborosa e possui apenas 52 calorias em 100 gramas.

Sua versatilidade permite que a fruta seja utilizada em saladas, bebidas, sobremesas, enfim seu sabor é bem vindo em pratos doces e salgados.

Sua beleza exótica permite que seja utilizada em decorações de pratos e sua parte externa muitas vezes é utilizada para formar “copos” de bebidas ou “barcas” para saladas.

Bastante utilizado em restaurantes como um amaciante natural para carnes devido à presença de uma enzima chamada bromelina. Bate-se a polpa de um abacaxi no liquidificador com uma xícara de água e coloca-se esta mistura sobre a carne que se deseja amaciar. Deve-se ter cuidado ao utilizar o abacaxi como amaciante, pois se deixada a mistura sobre a carne por muito tempo, a carne poderá se desfazer.

Fruta abacaxi

Uma dica para saber se a fruta está madura é puxar uma das partes de sua coroa. Se sair facilmente é porque a fruta está madura.

Pode ser consumido in natura, assado, em calda ou em geléias. É um dos recheios mais procurados para preparo de bolos de casamento associado às nozes.

Possui variedade em nomes, formatos, tamanhos e doçura sendo os mais conhecidos como Pérola, Jupi, Havai, Cayene e Pernambuco.

O abacaxi assado é normalmente servido em restaurantes e churrascarias, pois auxilia também na digestão. Normalmente são fatias mais grossas colocadas na grelha da churrasqueira ou em uma assadeira, para preparo no fogão doméstico, e após assadas são polvilhadas com uma mistura de canela em pó e açúcar.

Antes das receitas, é importante ressaltar os benefícios dessa fruta maravilhosa: o abacaxi. 100g de abacaxi possui, aproximadamente, 50 calorias. Ou seja, baixa caloria. Além disso, é rico em fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam na regulação do funcionamento intestinal. O abacaxi ainda ajuda na perda de peso, fortalece o sistema imunológico, ajuda na saúde óssea, entre outros benefícios.

Abacaxi gelado

Ingredientes:

Modo de preparo:

Prepare a gelatina sabor abacaxi como mostra no envelope, reserve. Em uma panela coloque o abacaxi picado em cubos e a água. Ferva uns 15 minutos e reserve. No liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite, a gelatina sabor abacaxi e bata bem, até ficar bem uniforme. Incorpore o creme no abacaxi cozido, mexendo bem. Em um refratário de vidro, coloque o creme pronto e leve ao refrigerador por 4 a 5 horas. Retire na hora de servir.

Creme de abacaxi

Ingredientes:

Modo de preparo:

Ferva o abacaxi picado na água com o açúcar por 03 minutos e deixe esfriar. Coe o abacaxi, reserve a fruta e, ao caldo, misture o pó para pudim e o amido de milho e leve ao fogo mexendo sempre até que se forme um creme espesso e bem amarelo. Deixe esfriar e junte o creme de leite e o abacaxi reservado. Leve à geladeira por 2 horas e sirva em taças.

Mousse de abacaxi

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma Panela coloca-se 1L de leite de gado, junto com 1/2 de açúcar com três gemas dos ovos e três colheres de amido de milho; mexe-se bem até ficar com a espessura de um creme em fogo baixo, depois uma lata de leite condensado. Em outra panela coloca-se um abacaxi cortado em cubos, com água e açúcar para ferver, depois de fervido escorre. Em outra vasilha bate as claras em neve, depois põe o creme de leite e Mistura novamente. Em uma travessa de vidro, coloca uma camada do creme e uma camada de abacaxi e assim sucessivamente até encher a travessa. Por fim coloca as claras que foram com o creme de leite por cima, decoração a gosto.

Abacaxi em caldas

O abacaxi em calda é normalmente utilizado para o preparo de geléias e recheios de bolo. Pode ser comprado, em lata, nos supermercados ou preparado em casa:

Ingredientes:

Modo de preparo:

Abacaxi com gengibre

O gengibre é uma raiz muito utilizada como tempero, nas dietas de emagrecimento e em diversos tratamentos na medicina alternativa. O suco de abacaxi com gengibre é bastante utilizado em dietas de emagrecimento.

Ingredientes:

Modo de preparo:


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade