Receitas com abacate: vitamina, creme, óleo e mascara

Veja várias receitas que usam abacate como ingrediente e como este alimento pode ser bem aproveitado na nossa dieta. Abacate, só gordura boa? Como fica a questão do colesterol, bem como as vitaminas desta fruta.

» Página Inicial

Abacate, só gordura boa !

Para uma alimentação saudável é preciso que as frutas façam parte do nosso cardápio diário, pois elas são ricas em vitaminas, sais minerais e antioxidantes importantes para o bom funcionamento do organismo, fora o benefício das fibras que auxiliam a digestão e o processo de emagrecimento. A maioria das frutas são ricas em carboidratos ( frutose ), porém uma das frutas que é injustamente colocada de lado pela maioria das pessoas pela sua quantidade de calorias é o versátil abacate, seu sabor neutro permite seu uso para receitas doces ou salgadas, por esse motivo é muito utilizado na gastronomia, no entanto sua fama de ser “gorduroso “ faz alguns torcerem o nariz para esse fruto que é aposta certa para a saúde, é preciso rever os conceitos equivocados e redimi-lo dessa fama de mal.

Fruta abacate

E o colesterol?

Então vamos esclarecer algumas dúvidas essa fruta poderosa. Em primeiro lugar devo concordar que sim o abacate é bastante calórico, pois uma unidade pequena ( equivalente a uma xícara de chá ) de 150 g tem em torno de 180 calorias, mas não devemos nos prender só as calorias dos alimentos e sim como elas serão aproveitadas pelo organismo, no caso do abacate a maior parte dessas calorias vem das gorduras benéficas (monoinsaturadas ) que auxiliam no controle do colesterol, esses ácidos graxos monoinsaturados protegem o coração porque diminuem o LDL colesterol ( conhecido como colesterol ruim) e aumentam o HDL ( conhecido como colesterol bom ).

Vitaminas

O abacate também tem vitamina A e do complexo B , é rico em vitamina E e C que são antioxidantes e evitam o envelhecimento precoce das células além e nos proteger contra várias doenças , esses são apenas alguns dos benefícios do abacate por isso vale ressaltar que as calorias são o que menos conta quando temos conhecimento das inúmeras vantagens para a saúde ao consumirmos essa fruta e cá para nós , você não precisa comer um abacate inteiro , uma fatia pequena algumas vezes na semana já é o suficiente para obter essas propriedades .

Além dos benefícios da fruta in natura ainda podemos consumir o seu óleo que é usado tanto na culinária como também na composição de cosméticos .

Óleo de abacate e seus benefícios

Por ser um óleo de origem natural nem preciso dizer que é pra lá de saudável, pois é composto por óleo oleico ( monoinsaturado ) que tem propriedades que auxiliam cicatrizações de feridas, reduz inflamações, previne contra algumas doenças auto-imunes e também previne alguns tipos de câncer. A grande vantagem de usar esse óleo é que pode ser aquecido em altas temperaturas sem perder suas características benéficas .

Esse óleo ajuda a eliminar metais pesados como mercúrio e chumbo do fígado, facilitando o processo de desintoxicação do organismo, além disso um estudo publicado em 2005 (Journal of Enthnopharmacology”) relatou que o uso do óleo de abacate ajudou pacientes com pressão alta a baixar a pressão arterial, por esses e outros motivos vale apena fazer uso desse óleo que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

Na indústria cosmética o óleo de abacate é usado em cremes hidratantes para o corpo e rosto, pois ele aumenta a produção de colágeno retardando o envelhecimento da pele além de ter sido comprovado em um estudo publicado na revista Dermatology (2001 ), que pacientes com psoríase que usaram creme com óleo de abacate obtiveram melhora considerável ao longo de 12 semanas, por isso na sua próxima ida à uma perfumaria procure um creme que tenha na sua composição este óleo e as rugas demorarão mais para aparecer.

Para obter então essas propriedades incríveis do abacate que tal umas receitinhas diferentes? Então aproveite e bom apetite :

Mousse de abacate e cacau

Ingredientes:

  • 1 unidade pequena de abacate maduro
  • 1/2 xícara (chá) de cacau em pó
  • 1/2 xícara (chá) de melado de cana ou mel
  • Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes em liquidificador até formar um creme homogêneo. Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas e sirva.

Salada de abacate e pimentão

  • 2 abacates pequenos cortados em cubos;
  • 1 cebola picada;
  • 1 pimentão verde picado;
  • 1 tomate grande maduro picado;
  • 1/4 de xícara de coentro fresco picado;
  • suco de 1/2 limão;
  • sal a gosto;
  • pimenta-do-reino moída a gosto.

Modo de preparo:

Descasque e tire os caroços dos abacates. Pique em cubos e misture com os outros ingredientes em uma saladeira temperando com sal, limão e pimenta do reino. Leve para gelar até a hora de servir.



 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas   |   Política de Privacidade