Queijo engorda? Quais as calorias dele

Será que o consumo de queijo pode ser prejudicial para as pessoas que querem perder peso ou estão lutando para não ganhar uns quilos a mais? Veja a análise.

» Página Inicial


Por Dra. Daniela Viggiano - Nutricionista Clínica e Estética

O queijo é um alimento protéico derivado do leite e, portanto, considerado fonte de cálcio. Entretanto, atualmente existem diversos tipos de queijos, como: provolone, cheddar, prato, mussarela e queijo branco, por exemplo.

Diante de tantas alternativas, surgem muitas dúvidas do que é mais saudável, como é fabricado, o que possui cada tipo de queijo e se faz mal ou bem à saúde.

Neste artigo, vamos discutir um pouco sobre os principais tipos de queijos consumidos no Brasil no dia-a-dia e como fazer escolhas mais saudáveis dentre tantas opções disponíveis no mercado.

Queijo branco ralado

Queijo provolone

De sabor característico, forte e muito consumido no Brasil, o queijo provolone é original da Itália e pode ser consumido em lanches, pizzas ou como petiscos, como o famoso provolone à milanesa.

Abaixo, observamos a composição nutricional de 100g de provolone e podemos concluir que é um queijo bastante gorduroso, calórico e que possui muito sódio.

Só pela sua composição, o seu consumo já deve ser evitado, pois o excesso no consumo de gorduras e sódio pode desencadear doenças crônicas como: obesidade, diabetes e hipertensão.

Porém, a principal atenção deve ser no consumo de provolone à milanesa, visto que essa fritura aumenta ainda mais o teor de gordura, podendo ser muito prejudicial à saúde.

Queijo cheddar

O queijo cheddar é um variante de um queijo originalmente inglês e possui a cor laranja devido à ação de corantes.

Na tabela abaixo consta a composição nutricional do queijo cheddar, na porção de 100g.

Podemos notar que o cheddar possui ainda mais calorias e gorduras do que o queijo provolone. Além disso, possui corante na sua composição, que resulta na cor característica do queijo cheddar: o laranja.

O consumo de cheddar deve ser evitado pelos mesmos motivos citados acima e ainda mais pelos corantes na sua composição, pois o consumo de corantes artificiais pode desenvolver alergias e pode ainda estar relacionado com alguns casos de câncer.

Queijo prato

O queijo prato é muito consumido e geralmente pode substituir a mussarela nos lanches, pizzas, e preparações culinárias.

Abaixo consta a informação nutricional em 100g de queijo prato e podemos notar que dos queijos citados até agora, este é o que possui menor quantidade de gordura, mas ainda assim, é considerado um queijo gorduroso.

Valor energético 359.9kcal = 1511kj18%
Carboidratos 1,9g1%
Proteínas 22,7g30%
Gorduras saturadas 16,3g74%
Gorduras monoinsaturadas 6,8g-
Gorduras poliinsaturadas 0,5g-
Cálcio 940,0mg94%
Lipídios 29,1g-
Sódio 579,8mg24%

Seu consumo deve ser evitado pois o teor de gordura saturada ainda é alto e a quantidade de sódio também.

Queijo mussarela

Também de origem italiana, o queijo tipo mussarela é menos calórico e possui menos sódio quando comparados com os queijos citados acima.

Na tabela abaixo pode-se observar isto, constando da informação nutricional em 100g de queijo mussarela.

Seu consumo deve ser moderado e com cautela, pois em excesso também pode desencadear doenças crônicas e aumento de peso.

Queijo branco

 

O queijo branco é o menos gorduroso e calórico, sendo, portanto, o mais saudável dentre os queijos citados.

Na tabela abaixo nota-se a informação nutricional em 100g de queijo branco.

Valor energético 264.3kcal = 1110kj13%
Carboidratos 3,2g1%
Proteínas 17,4g23%
Gorduras saturadas 11,4g52%
Gorduras monoinsaturadas 5,8g-
Gorduras poliinsaturadas 0,4g-
Cálcio 579,3mg58%
Lipídios 20,2g-
Sódio 31,2mg1%

Dica

Quanto mais amarelo ou alaranjado o queijo for, mais processado e gorduroso ele é, ou seja, além de possuir maior teor de gordura, esses queijos também passam pode diversos processos industriais, sendo adicionados corantes, conservantes e demais aditivos, que são prejudiciais à saúde.

Para uma alimentação saudável, o Guia Alimentar para a População Brasileira determina que a alimentação deve conter alimentos in natura, como os de feira, por exemplo e deve-se evitar o consumo de alimentos processados, como é o caso dos queijos amarelos e alaranjados.

Com isso, o queijo branco é a melhor opção, pois é menos processado e menos gorduroso em relação aos demais queijos. Além disso, é rico em cálcio e proteína.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade