O que é qualidade de vida? Alimentação, sentimentos e outros

O que significa qualidade de vida para você e o que tem feito para conseguir melhorará-la? Segundo a nutricionista e autora deste artigo é necessário ter cuidados como o corpo, a mente e alimentação. Veja as dicas.

» Página Inicial


Ao pensar a respeito disso, uma série de itens pode surgir em nossa mente sobre diversas áreas da vida. Relacionamentos, saúde, trabalho, lazer, família... É preciso que tudo esteja nos conformes para que sejamos capazes de nos sentir felizes e plenos.

Cuidados com a mente

Cuidados com a mente

Então felicidade e plenitude são sentimentos que definem uma boa qualidade de vida? A resposta é sim e não ao mesmo tempo. Quando nos sentimos felizes devido aos acontecimentos que preenchem nossa vida significa que nosso corpo está liberando uma série de hormônios que são responsáveis por esse sentimento; os “hormônios da felicidade”.

Os sentimentos de felicidade e plenitude são importantes para nos manter com a mente saudável. Uma mente desanuviada, com bons pensamentos e positivismo também é característica de qualidade de vida. É claro que a vida é cheia de problemas inesperados e, por vezes, difíceis de serem superados ou resolvidos, mas manter uma mente sadia e distante de pensamentos negativos ajuda na hora de encontrar caminhos alternativos que levam para longe dos problemas que vão surgindo.

No entanto, a mente e o corpo são um só. Se a mente não está saudável, muito improvável que o corpo esteja. E vice-versa. Com um corpo saudável é muito mais simples de se ter uma mente em paz.

Cuidados com o corpo

Atividades físicas

E como ter um corpo saudável? Não estamos falando aqui a respeito de dietas restritivas, grandes sacrifícios para ter o corpo padrão das capas de revistas ou das modelos da Miss Universo, nem sobre passar horas a fio dentro de uma academia se matando.

Um corpo saudável começa com uma alimentação balanceada, sem nunca perder o prazer de se fazer uma refeição. A relação dos indivíduos com a comida vai muito além de comer por uma questão de necessidade ou sobrevivência. Existe toda uma carga cultural e psicológica em torno da comida. Comemos para comemorar, comemos porque estamos tristes e felizes. Não adianta fazer jejuns, dietas restritivas em determinado nutriente, dieta da lua ou qualquer outra dieta da moda... Esse tipo de atitude só funcionará em curto prazo.

Cuidados com a alimentação

Alimentos saudáveis

Uma alimentação balanceada, como próprio nome já diz, tem no equilíbrio a sua chave para o sucesso. Saber quando se permitir e quando se moderar. Cada indivíduo possui sua própria necessidade e, por isso, além da relação que temos com a comida, a alimentação precisa ser levada a sério.

Além da alimentação, uma vida com movimento traz saúde ao corpo e qualidade de vida para a mente. Atividades físicas são importantes para melhorar diversas questões com relação à saúde de nosso corpo, seja uma caminhada pela praça do seu bairro ou uma hora na academia.

A saúde é o pilar principal para se ter uma boa qualidade de vida. Se não estamos nos sentindo bem com nosso próprio corpo e mente, parece que todo resto vai mal.

Observação: É importante ressaltar que alimentação e atividade física devem ser acompanhadas pelo profissional da área adequado. Procure seu médico, nutricionista e educador físico.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade