Qual melhor molho para peixe, carne assada e frango

Qual o melhor molho para acompanhar pratos como o peixe, carne assada e frango? Veja as receitas da nutricionista para esses tipos de pratos saborosos.

» Página Inicial


Carnes, frango e peixe sejam grelhados, assados ou fritos ficam muito mais saborosos se tiverem um molho para acompanhar, mas os molhos podem esconder calorias e fazer de um grelhado light uma preparação calórica e não muito saudável, os molhos prontos principalmente podem ser ricos em sódio e gordura, por isso vale a pena preparar os molhos em casa de acordo com o paladar de cada um, existem várias opções de sabores que podem ser mais leves e igualmente deliciosos.

As melhores opções são aqueles que não levam creme de leite ou maionese, caso seja essencial usar esses produtos o melhor é optar pelas versões light, ou substituir por iogurte ou biomassa de banana verde que darão a mesma consistência sem acrescentar calorias e ainda são melhores em nutrientes.

Molhos para carne assada

carne bovina

Molho de cerveja preta

Ingredientes

Modo de preparo

Corte a cebola em fatias bem finas.

Coloque a cebola cortada com os demais ingredientes em uma panela com o fundo grosso, isso é importante para reduzir a cerveja sem o risco de queimar o fundo. Leve a panela no fogo alto e mexa sempre até começar a ferver.Assim que começar a ferver reduza o fogo e continue cozinhando até reduzir e engrossar. O molho deve reduzir à metade do volume, neste ponto acerte o sal e estará pronto para servir.

Molho madeira fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela frite bem a cebola com um pouco de azeite ou óleo, apenas um fio é suficiente. Depois de frita, acrescente o molho inglês, a água e o caldo de carne, a folha de louro, misture bem e tempere a gosto com sal e pimenta. Com o caldo homogêneo acrescente a vodca e logo em seguida a maisena diluída. Coloque aos poucos pra não empelotar. Deixe engrossar e em seguida acrescente o champignon.

Molhos para peixe

Peixe assado

Molho de alho poró

Modo de preparo

Higienize o alho poró e corte em fatias finas. Refogue no azeite o alho poró por 2 minutos, junte o creme de leite, as ervas, uma pitada de sal e deixe mais 1 minuto, desligue. Está pronto. Deixar esfriar um pouco e servir. Este molho é ideal para peixe grelhado ou frito.

Molho tártaro com iogurte

Ingredientes

Modo de Fazer

Pique os pepinos em cubos pequenos. Pique as cebolas coloque-as em uma tigela. Junte os pepinos, as cebolas, a salsinha, a cebolinha, o estragão, misture com o azeite e o iogurte, o sal e a pimenta do reino. Mexa até ficar homogêneo.

Molhos para frango

Filé de frango grelhado

Molho picante para frango empanado ou frito

Ingredientes

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes do molho em um recipiente e mantenha na geladeira até a hora de servir.

Molho branco light para frango grelhado

Ingredientes:

Modo de preparo

Despeje o azeite e a farinha de trigo em uma panela. Leve ao fogo e mexa até dourar. Desligue o fogo. Depois que amornar adicione o leite, a noz-moscada e o sal. Leve ao fogo novamente até engrossar. Após, desligar, acrescentar o queijo ralado, mexer bem e servir.

Marilucia Lima (nutricionista)


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade