Qual a diferença entre suco natural, integral e em pó

Conheça as diferenças entre sucos industrializados e o orgânico. Comparação entre Néctar, polpa de fruta, refresco, suco integral e outros tipos.

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A preocupação com a alimentação saudável aumentou a procura por sucos que são boas alternativas visando melhorar a qualidade alimentar. Mas será que o suco industrializado é a melhor opção?

Sabemos que há inúmeras opções de sucos prontos nos supermercados e eles são bastante atrativos por conta da comodidade que proporcionam, pois muitos já estão prontos para o consumo, enquanto que outros estão quase prontos e acabam sendo opções mais atraentes para prover um alimento mais rápido.

Veja abaixo algumas importantes diferenças entre os produtos industrializados e os naturais que você mesmo pode fazer.

Tipos de sucos

Diferenças entre sucos industrializados

Dentre as diversas opções de sucos existentes no mercado, confira a diferença entre elas:

Suco integral

Este suco é 100% natural, não possui adição de água, conservantes e aditivos. Ele é uma ótima alternativa para as pessoas que não têm tempo para preparar um suco natural todos os dias, pois já vem pronto. Porém, é um suco caro.

É comum encontrar os sucos de uva integral, geralmente produzidos na Serra Gaucha e que são produtos de boa qualidade e como saber muito bom.

Polpa de fruta

A polpa também é uma boa opção quando não é possível preparar o suco natural. Pode ser encontrada em porções individuais e geralmente é batida com água ou leite. No processo de congelamento, há uma perda de propriedades nutricionais, mas ainda assim, continua sendo uma opção saudável em relação aos demais tipos de sucos industrializados.

Néctar

O néctar é uma bebida que já vem adoçada, diluída em água potável e pronta para o consumo. É diferente de suco, pois contém apenas de 20 a 50% de polpa, sendo o restante água e açúcar. Normalmente é vendido em caixinhas e latas. Deve-se ter atenção ao consumo desse produto devido à quantidade de açúcar que pode ser prejudicial à saúde quando em consumo freqüente.

Suco concentrado de garrafinha (bebida de fruta)

Tem menos açúcar que o néctar e é mais barato mas leva muita água, pouca polpa, em torno de 2 a 10% e corantes, aromatizantes e conservantes. Todos esses "antes" na lista de ingredientes fazem com que o produto fique extremamente artificial e podem aumentar o risco de alergias.

Refresco (desidratado)

O suco em pó necessita ser diluído em água. Por conter pouquíssima quantidade de polpa de fruta, é muito artificial. Em questão a propriedades nutricionais, este suco é muito pobre, quase não possui nutrientes e os hipertensos devem tomar cuidado com o seu consumo, pois contém muito sódio.

Suco orgânico

São fabricados com frutas cultivadas sem agrotóxicos. Não possuem conservantes e, por isso, têm uma durabilidade menor e geralmente são mais caros. São mais difíceis de encontrar, inclusive, dado a sua característica de vida curta e preço mais elevado.

Qual a melhor opção?

Suco de laranja

A melhor opção é sempre o suco natural caseiro, direto da fruta para ser tomado imediatamente após o preparo. Modere na quantidade de açúcar! Alguns sucos, como natural de laranja, não têm necessidade de ser adoçados.

Existem diversas frutas que podem ser convertidas facilmente em suco, como a já citada laranja, limão, abacaxi, manga, amora, acerola, entre outros.

Deixe os sucos industrializados para dias corridos em que isso não será possível e opte pelo integral ou polpa, que possuem mais nutrientes e são menos artificiais.

Consulte sempre um nutricionista para calcular o plano alimentar ideal para você, com acompanhamento na reeducação alimentar e sempre adaptando os alimentos para o seu dia-a-dia.

Por Nutricionista Daniela Viggiano CRN 3 : 42888


 

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