Qual carne é mais saudável: De porco, bovina ou frango?

Suina, bovina ou franco, qual dessas será a melhor opção em termos de carne e levando em conta ser mais saudável. Veja as dicas da nutricionista sobre o assunto.

» Página Inicial


As carnes são classificadas como um conjunto de tecidos de cor e textura que cobre o esqueleto de animais, seja elas de origem bovina, suína ou de ave.

Os diversos cortes de carne apresentam tecido muscular, tecido conjuntivo, gorduras, miúdos e ossos. São fontes de proteínas importantes para o organismo, gorduras, vitaminas, minerais de alto valor biológico, enzimas, água e carboidratos.

Todas as vitaminas e minerais são importantes, a proteína varia de 10 a 20%, a gordura de 5 a 30%, a água de 70 a 75% e as outras substâncias varia de 1%.

Todos os tipos de carne tem seu papel importante na alimentação.

Carne suína

carne de porco

O porco é um mamífero, criado para a alimentação humana. A pesar dos preconceitos essa carne pode ser muito nutritiva, sendo fonte de vitaminas A e vitaminas B, cálcio, ferro e fósforo.

Essa carne é muito utilizada pela indústria, dando origem aos produtos embutidos.

Essa carne deve ser bem cozida, deve-se atingir uma temperatura de 75°C e nunca ser consumida crua, devido aos históricos de parasitoses transmitidas por essa carne caso esteja contaminada.

A uma grande variedade de cortes, orelha, rabo, pé, joelho, toucinho, pernil, barriga, costelinha, bisteca, lombo e outros.

Valor nutricional

Carne de aves

Filé de frango grelhado

É uma carne muito consumida pelos brasileiros, uma fonte de proteínas, uma carne magra, de rápida cocção, e pode trazer grandes benefícios, suas calorias pode variar.

A uma grande variedade de cortes, assa, coxinha da assa, peito, filé, filezinho, coxa e sobrecoxa, cabeça, pescoço, pé e outros.

Valor nutricional

Os valores podem variar de acordo com o corte, se consumida com a pele ou sem pele e a forma de cocção.

Carne bovina

Carne bovina vermelha

Essa carne é a mais consumida pelos brasileiros, tem seus benefícios para o organismo, fonte de proteínas, vitamina A, vitamina B, minerais, zinco, potássio, sódio, magnésio e ferro.

O ferro da carne bovina destaque-se pela presença do ferro heme, melhor absorvida pelo organismo em relação ao ferro encontrado nos vegetais.

A uma grande variedade de cortes, acém, lagarto, patinho, contra filé, picanha, filé mignon, cupim, musculo, maminha, entre outros.

Valor nutricional

Os valores podem variar de acordo com o corte e a forma de preparo.

Discussão

Nenhum tipo de carne é melhor que o outro, cada um tem seus benefícios, suas fontes de vitaminas, minerais, quantidades de proteínas, seu papel importante no organismo.

Cada tipo de carne deve ser feito da forma mais saudável, trazendo os benefícios possíveis.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade