Quais verduras contem ferro, como agrião, couve e outros

Qual a necessidade de ferro diária para um adulto e as causas de anemia por deficiência desse mineral. Veja também a relação das verduras que podem ajudar na ingestão diária de ferro no organismo.

» Página Inicial


O ferro é um mineral muito conhecido, quando criança aprendemos que precisamos dele para ter força e não ficar doente. Tradicionalmente associa-se o ferro a carne vermelha mas existem diversas fontes de ferro vegetais.

Existe uma estimativa de que aproximadamente 40% da população mundial apresenta algum tipo de carência de ferro, carência essa que afeta todos os grupos populacionais.

Couve verde

Qual a necessidade de ferro diária para um adulto?

O ferro é um nutriente essencial para vida e atua principalmente na síntese dos glóbulos vermelhos do sangue e no transporte de oxigênio para todas células do corpo.

Segundo diretiva da União Europeia, a dose recomendada de ferro para adultos é de 14Mg por dia.

Quais as causas de anemia por deficiência de ferro?

Existe um tipo de anemia denominada de anemia ferropriva que nada mais é do que anemia por deficiência de ferro. As causas de anemia por deficiência de ferro são basicamente o consumo insuficiente de alimentos com fonte de ferro ou o consumo de alimentos com de ferro com baixa biodisponibilidade.

Ranking de verduras que são fonte de ferro :

Quando falamos a respeito de ferro temos que considerar diversos fatores nutricionais pois dependendo de sua interação com outros nutrientes o ferro pode ser melhor ou não absorvido. Uma boa estratégia nutricional para melhorar a biodisponibilidade do ferro presente em fontes vegetais é associar o seu consumo a uma fonte de vitamina C fazendo com que ele seja melhor absorvido pelas células do intestino. Exemplo : temperar as verduras com limão, ou tomar um copo de suco de laranja.

Existem também fatores que reduzem a absorção de ferro, como por exemplo a presença de cálcio, pensando estrategicamente não deveríamos associar leite e seus derivados a refeições que contenham alto teor de ferro pois se não o cálcio será absorvido e o ferro não.

Temos que levar em consideração também a fator de que existem dois tipos de ferro, o Heme e o não-Heme. O ferro Heme é encontrado exclusivamente em carnes, já o ferro não heme é encontrado nas outras fontes, e justamente o ferro não-Heme que devemos associar a vitamina C, tornando assim sua absorção possível pelo menos em partes.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade