Presunto faz mal a saúde? Ele tem lactose?

Presunto e seus questionamentos! Será que o consumo dele pode trazer algum mal à saúde? Ele tem lactose? Veja as dicas e informações a respeito deste alimento.

» Página Inicial


Este alimento está presente no dia-a-dia de muitos brasileiros, seja no café da manhã ou até mesmo no lanche da tarde, sua versatilidade faz com que seja incorporado a inúmeras preparações, por exemplo, misto quente, tortas, saladas e sanduíches. Mas afinal de contas, o presunto faz mal à saúde? E será que ele possui lactose? Essas e outras dúvidas serão respondidas no decorrer do texto, então, vamos nessa!

O presunto é um alimento de origem animal e pertence ao grupo das carnes processadas, sendo feito a partir da carne de pernil, a pata traseira do porco, sendo considerada a parte mais nobre do animal, levando em consideração as suas características nutricionais, o presunto se destaca por ser fonte de proteínas, gorduras e sódio.

Composição

Presunto

Em 100 gramas de presunto suíno, podemos encontrar aproximadamente 17,54 gramas de proteínas, 10,53 gramas de gorduras e 1.317,54 miligramas de sódio, sendo esses números um alerta vermelho para as pessoas que possuem hipertensão arterial, e que devem consumir esse tipo de produto de forma muito esporádica e com muita cautela, sempre associado a uma alimentação saudável.

Recomendação

A Organização mundial da Saúde recomenda para pessoas saudáveis a ingestão máxima de 2 gramas de sódio que é equivalente a 5 gramas de sal diariamente. Pessoas que não possuem nenhum tipo de patologia em virtude do consumo exagerado de sal e gorduras, devem se atentar para não extrapolar a recomendação diária, uma vez que consumimos vários alimentos no decorrer do dia, que são grandes fontes de sódio, por exemplo, temperos industrializados, comida congelada, refrigerantes, salsichas, apresuntados e dentre outros.

Vários estudos vem apontando uma possível associação entre o consumo de carnes processadas, dentre elas, o presunto, com o surgimento de alguns tipos de câncer, dentre eles, câncer de cólon.

Devemos estar atentos com relação a origem do presunto, para assegurar a qualidade nutricional, microbiológica e sensorial do produto. É importante ler o rótulo e verificar se há ou não traços de leite.

Contaminação

Uma forma muito comum de contaminação, é a que chamamos de “contaminação cruzada”, geralmente compramos apenas a quantidade suficiente de presunto para consumo, sendo o mesmo fatiado no estabelecimento da compra, a máquina de fatiar é usada para fatiar inúmeros alimentos, como por exemplo, diversos queijos, sendo este derivado do leite e consequentemente possui o açúcar natural do leite, conhecido como lactose.

Usa-se essa mesma máquina para fatiar o presunto, ocorrendo a contaminação cruzada, pessoas que possui intolerância ou alergia a lactose, caso consuma o presunto contaminado, pode apresentar efeitos adversos em decorrência dessa contaminação, então a melhor dica é, ficar de olho nos estabelecimentos e sempre ler o rotulo dos alimentos, sempre perguntar o fornecedor informações sobre o produto e sua procedência.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade