O que é o pequi e o que significa? Curiosidades e onde encontrar

Perguntas e respostas sobre o que e o que significa pequi? Quais as curiosidades sobre ele, pratos mais famosos e onde é possível encontrar este produto.

» Página Inicial


O que é o pequi?

Pequi é uma árvore tipicamente do cerrado brasileiro. Seu fruto possui o mesmo nome e é utilizado na culinária local e para a fabricação de azeite, o azeite de pequi. A fruta tem um sabor forte e é bastante apreciada pela população local.

A palavra pequi deriva da língua indígena Tupi –Guarani e significa pele de espinhos. A denominação é feita a partir de seu fruto que possui espinhos em seu caroço que podem machucar principalmente as gengivas caso a pessoa morda incorretamente.

Quais as curiosidades sobre ele?

Existe uma cidade no interior do estado de Tocantins que tem o nome de Pequizeiro em homenagem ao fruto e todos os anos se celebra a festa do pequi, onde há danças e barraquinhas vendendo comidas com pequi nas ruas da cidades. Além disso, oficinas e o famoso concurso do Arroz com Pequi, prato bastante são bem apreciados. A árvore está em extinção e, com isso, tornou-se símbolo da proteção do cerrado sendo defendida por ambientalistas ao redor de todo o mundo.

Árvore de Pequi

Uma curiosidade relevante é que para aqueles que não estão acostumados com ele, poderá não gostar muito do cheiro forte dele. Em uma viagem que fizemos ao Norte de Minas, minha esposa resolveu comprar alguns na estrada e colocamos no porta mala do carro. Como a viagem foi um pouco demorada e passamos ainda dois dias em Belo Horizonte, quando chegamos aqui em São Paulo (interior), o cheiro estava muitoooooo forte.

Quais os pratos mais famosos que o usam?

O prato mais famoso é o arroz com pequi, mais popular nas regiões interiores de minas gerais, região sul do nordeste e todo o centro-oeste. Trata-se de um arroz que é cozido junto com o fruto, que possui um gosto extremamente forte e marcante. Outros pratos também famosos são o frango caipira com pequi, doce de pequi e o licor de pequi.

Onde encontro?

Por ser uma árvore de clima e região específicos o pequi só pode ser encontrado em matas de cerrado. Seu cultivo é extremamente trabalhoso e caro por se tratar de uma árvore em extinção, o que aumenta seu custo no mercado. É possível encontrar restaurantes em diversas localidades que possuem o fruto em seus pratos com preços um pouco elevados.

Ele é encontrado facilmente em estados como Goiás, triângulo mineiro e norte de Minas Gerais e outros. Apesar de estar disponível em outros estados, mas é nessas regiões onde ele tem maior produção e é mais abundante.

É possível fabricar outras coisas a partir do pequi?

É comum a fabricação de sabão caseiro com o pequi, por se tratar de um fruto extremamente oleoso. O sabão tem uma coloração preta e faz bem para os cabelos e pele. O óleo do pequi pode ser utilizado também para a fabricação do biodiesel. Fabricação essa, que tem provocado sua extinção em massa por todo o cerrado brasileiro.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade