Pão com manteiga é a melhor opção para o café da manhã?

Veja como organizar seu café da manhã para que você consuma alimento protéico, como leite com café, alimento regulador, como algum tipo de fruta e alimento energético, como o pão com margarina, por exemplo.

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Por Sheila Castro (nutricionista)

Estudos nutricionais afirmam que a alimentação seja baseada em seis refeições ao dia, sendo três de grande porte e três lanches intermediários, fazendo uma “ponte” entre elas. Ou seja:

Com a vida agitada das grandes cidades ou até mesmo por questões financeiras, muitas pessoas não conseguem realizar este número de refeições ao dia.

O café da manhã também chamado de desjejum, ou seja, quebra do jejum, é essencial, pois, o corpo passou por algum tempo repousando durante o sono porém, o coração continuou a bater (graças a Deus!) e todos os sistemas internos continuaram a funcionar, consumindo a energia acumulada.

O metabolismo durante o sono é mais lento mas não pára.

A última refeição, teoricamente, foi o lanche da noite e após o repouso, o corpo necessita recarregar as baterias para continuar funcionando normalmente.

Algumas pessoas referem não conseguir tomar café da manhã; isso varia de acordo com cada organismo, porém é essencial não permanecer muito mais tempo do que o necessário em jejum.

A falta da alimentação pela manhã pode gerar falta de concentração, cansaço, dores de cabeça, indisposição, irritabilidade, tonturas, mal estar, queda de pressão, entre outros vários sintomas. Em áreas de grande concentração de pessoas como metrôs e ônibus é normal identificarmos indivíduos “passando mal” pela manhã pela ausência da refeição.

A alimentação do dia deve ser composta por alimentos protéicos, reguladores e energéticos. As fontes destes são:

Café da manhã

Pão com café

O café da manhã composto por pão com margarina, leite com café e uma fruta seria o ideal, pois traria em sua composição todos os alimentos exigidos pelas leis da nutrição para uma refeição.

Alguns estudos colocam a margarina e o leite integral como vilões e a manteiga e o leite desnatado como salvação, porém, as estas situações sempre possuem seus prós e contras. Outro fator é a dúvida no consumo do pão com farinha integral e o pão com farinha branca.

Quanto mais saudável melhor, porém, o ideal é que a primeira refeição do dia não seja negligenciada, pois é dela que vem a energia para o início de todas as atividades do novo dia que se inicia.


 

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