Qual ovo é mais saudável: cozido, mexido, frito ou quente?

Que o ovo é um alimento de valor extremamente importante, disso creio que todos já sabem, mas ele pode ser consumido de diversas formas e sob várias maneiras de preparo. Afinal, é melhor consumi-lo cozido, frito, mexido?

» Página Inicial


Ovo, um super alimento

Ele já foi visto como um vilão da alimentação saudável por acreditar-se que ajudava a elevar os níveis de colesterol, mas graças a ciência que se renova a cada estudo o ovo foi redimido e elevado ao patamar de um superalimento pelos nutrientes que carrega e deve ser consumido com frequência. O ovo tem colesterol, mas é importante ressaltar que foi provado que o que aumenta o colesterol são as gorduras saturadas que no ovo estão em baixa quantidade, fazendo deste alimento uma proteína mais saudável.

ovos cozidos

Não é a toa que é o queridinho de atletas , super recomendado para gestantes e também para idosos pois é rico em proteínas, fonte de vitaminas do complexo B que são importantes para proteger o sistema imunológico, fonte também das vitaminas A, D, E e K , rico em minerais ( fósforo, ferro, manganês, potássio, cálcio ) e é fonte também de ômega 3 e não para por aí tem ainda lecitina presente na gema , uma substância capaz de interferir na absorção do colesterol evitando sua captação pelo intestino .abaixa o nível de colesterol sanguíneo contrariando o que se achava anteriormente.

Quer saber outros benefícios do ovo para a saúde? Veja aqui:

Para perda de peso

O ovo aumenta a sensação de saciedade por ser rico em proteínas facilita os processos de emagrecimento.

Para a memória

A gema do ovo é rica em colina, uma substância que faz parte da síntese da acetilcolina que é um neurotransmissor importante para a concentração e a memória, então se quer uma ajudinha para manter a memória, coma ovo.

Para a visão

Além de ser fonte de vitamina A que protege a córnea, o ovo tem dois antioxidantes a luteína e zeaxantina, que estão relacionados com a proteção contra os danos dos raios UV para os olhos.

Para os ossos

Devido a presença do cálcio e da vitamina D no mesmo alimento, garante melhor absorção do cálcio protegendo os nossos ossos.

Para o coração e artérias

A homocisteína que é um aminoácido capaz de danificar vasos sanguíneos tem seus níveis reduzidos em nosso organismo pela colina presente na gema do ovo, assim como o ômega 3, as vitaminas antioxidantes ( A e E ) e os minerais que se encontram neste alimento reduzem o risco de enfartos e AVC.

Para anemia

O ovo é uma proteína de alto valor biológico e rica em ferro, por isso é uma boa arma contra anemia.

Mas qual a melhor maneira de preparar os ovos?

Como podemos ver há motivos de sobra para colocar o ovo na nossa mesa e por ser um alimento versátil pode ser consumido de várias maneiras , mas para realmente conseguirmos obter da melhor maneira possível seus benefícios é preciso saber qual a melhor opção de consumi-lo e quais as diferenças nas preparações , pois de nada adianta o ovo ter um composto que ajuda a diminuir o nível de colesterol se você usar um monte de óleo ou manteiga para fritá-lo ou se acrescentar creme de leite num ovo mexido.

ovo frito

É bom ressaltar que o ovo deve estar sempre bem cozido para não haver o risco de contaminação pela salmonela e nunca devem ser lavados antes de ir para a geladeira pois há uma película de proteção na casca contra microrganismos, por isso só lave para consumi-los imediatamente e não os armazene na porta da geladeira, mas sim dentro dela (nas prateleiras).

Veja então algumas maneiras mais saudáveis de preparar seus ovos.

Ovo cozido

Sem dúvida essa é a maneira mais saudável de consumir o ovo, pois não precisa adicionar nenhum tipo de gordura, além de ser prático e pouco calórico.

Ovo quente

Não leva gordura e nem há aumento nas calorias, porém o importante é saber o ponto ideal para não correr o risco de contaminação por salmonela e nunca consumir se o ovo estiver aparentando estar com uma das partes cruas.

Ovo frito

Pode ser consumido, mas é preciso usar uma frigideira antiaderente sem gordura pois os óleos vegetais em alta temperatura se transformam em gordura trans, que é muito prejudicial à saúde e faz com que o ovo perca seus benefícios, pode ser frito também na água, basta colocar uma colher de chá na frigideira e quando ferver colocar o ovo e fritar.

Ovo mexido

Pode ser feito também na água, colocando 1 colher de chá de água para cada ovo, deixar ferver e jogar os ovos, temperar e mexer, ou se preferir uma ótima opção é usar o óleo de coco que não perde suas propriedades naturais em altas temperaturas, assim como também esse óleo pode ser usado em omeletes que é outra maneira bem gostosa de preparar o ovo, principalmente se for recheado com legumes.

O ovo é importante fonte de proteína para ser consumido durante toda a vida, o mais importante é saber como consumi-lo e claro ter moderação!

Saúde para todos!


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade