Qual ovo é mais saudável: cozido, mexido, frito ou quente?
Que o ovo é um alimento de valor extremamente importante, disso creio que todos já sabem, mas ele pode ser consumido de diversas formas e sob várias maneiras de preparo. Afinal, é melhor consumi-lo cozido, frito, mexido?
Ovo, um super alimento
Ele já foi visto como um vilão da alimentação saudável por acreditar-se que ajudava a elevar os níveis de colesterol, mas graças a ciência que se renova a cada estudo o ovo foi redimido e elevado ao patamar de um superalimento pelos nutrientes que carrega e deve ser consumido com frequência. O ovo tem colesterol, mas é importante ressaltar que foi provado que o que aumenta o colesterol são as gorduras saturadas que no ovo estão em baixa quantidade, fazendo deste alimento uma proteína mais saudável.
Não é a toa que é o queridinho de atletas , super recomendado para gestantes e também para idosos pois é rico em proteínas, fonte de vitaminas do complexo B que são importantes para proteger o sistema imunológico, fonte também das vitaminas A, D, E e K , rico em minerais ( fósforo, ferro, manganês, potássio, cálcio ) e é fonte também de ômega 3 e não para por aí tem ainda lecitina presente na gema , uma substância capaz de interferir na absorção do colesterol evitando sua captação pelo intestino .abaixa o nível de colesterol sanguíneo contrariando o que se achava anteriormente.
Quer saber outros benefícios do ovo para a saúde? Veja aqui:
Para perda de peso
O ovo aumenta a sensação de saciedade por ser rico em proteínas facilita os processos de emagrecimento.
Para a memória
A gema do ovo é rica em colina, uma substância que faz parte da síntese da acetilcolina que é um neurotransmissor importante para a concentração e a memória, então se quer uma ajudinha para manter a memória, coma ovo.
Para a visão
Além de ser fonte de vitamina A que protege a córnea, o ovo tem dois antioxidantes a luteína e zeaxantina, que estão relacionados com a proteção contra os danos dos raios UV para os olhos.
Para os ossos
Devido a presença do cálcio e da vitamina D no mesmo alimento, garante melhor absorção do cálcio protegendo os nossos ossos.
Para o coração e artérias
A homocisteína que é um aminoácido capaz de danificar vasos sanguíneos tem seus níveis reduzidos em nosso organismo pela colina presente na gema do ovo, assim como o ômega 3, as vitaminas antioxidantes ( A e E ) e os minerais que se encontram neste alimento reduzem o risco de enfartos e AVC.
Para anemia
O ovo é uma proteína de alto valor biológico e rica em ferro, por isso é uma boa arma contra anemia.
Mas qual a melhor maneira de preparar os ovos?
Como podemos ver há motivos de sobra para colocar o ovo na nossa mesa e por ser um alimento versátil pode ser consumido de várias maneiras , mas para realmente conseguirmos obter da melhor maneira possível seus benefícios é preciso saber qual a melhor opção de consumi-lo e quais as diferenças nas preparações , pois de nada adianta o ovo ter um composto que ajuda a diminuir o nível de colesterol se você usar um monte de óleo ou manteiga para fritá-lo ou se acrescentar creme de leite num ovo mexido.
É bom ressaltar que o ovo deve estar sempre bem cozido para não haver o risco de contaminação pela salmonela e nunca devem ser lavados antes de ir para a geladeira pois há uma película de proteção na casca contra microrganismos, por isso só lave para consumi-los imediatamente e não os armazene na porta da geladeira, mas sim dentro dela (nas prateleiras).
Veja então algumas maneiras mais saudáveis de preparar seus ovos.
Ovo cozido
Sem dúvida essa é a maneira mais saudável de consumir o ovo, pois não precisa adicionar nenhum tipo de gordura, além de ser prático e pouco calórico.
Ovo quente
Não leva gordura e nem há aumento nas calorias, porém o importante é saber o ponto ideal para não correr o risco de contaminação por salmonela e nunca consumir se o ovo estiver aparentando estar com uma das partes cruas.
Ovo frito
Pode ser consumido, mas é preciso usar uma frigideira antiaderente sem gordura pois os óleos vegetais em alta temperatura se transformam em gordura trans, que é muito prejudicial à saúde e faz com que o ovo perca seus benefícios, pode ser frito também na água, basta colocar uma colher de chá na frigideira e quando ferver colocar o ovo e fritar.
Ovo mexido
Pode ser feito também na água, colocando 1 colher de chá de água para cada ovo, deixar ferver e jogar os ovos, temperar e mexer, ou se preferir uma ótima opção é usar o óleo de coco que não perde suas propriedades naturais em altas temperaturas, assim como também esse óleo pode ser usado em omeletes que é outra maneira bem gostosa de preparar o ovo, principalmente se for recheado com legumes.
O ovo é importante fonte de proteína para ser consumido durante toda a vida, o mais importante é saber como consumi-lo e claro ter moderação!
Saúde para todos!
- 8 receitas simples de suco verde detox com couve e gengibre
- Bebida Alcoólica e Não Alcoólica. Principais dúvidas
- Benefícios da água com gengibre ou com limão
- Bolinho de chuva e de arroz. Ingredientes e modo de preparo
- Como fazer macarrão e lasanha. Ingredientes e modo de preparo
- Como se faz parmegiana, ingredientes e acompanhamentos
- Frutas que prendem e soltam o intestino. Frutas laxantes
- Ingestão de café no período gestacional e seus possíveis impactos
- O que é carne magra e como escolher uma boa carne?
- O que é queijo de cabra, de búfala e vegano
- O que são frutas ácidas e não acidas
- Pão caseiro. história, valor nutricional, de liquidificador e outros
- Qual carne é mais saudável: De porco, bovina ou frango?
- Qual a diferença entre suco natural, integral e em pó
- Qual melhor molho para nhoque, lasanha e salada verde
- Qual o melhor queijo para fondue e como fazer
- O que é qualidade de vida? Alimentação, sentimentos e outros
- Tipos de abobora: cabotia, moranga, de pescoço e outras
- Tipos de abóbora: Moranga, cabotiá, italiana e abobrinha
- Tipos de queijos: meia cura, frescal e curado