Ovo cozido e mexido engorda ou emagrece

Como os ovos devem ser consumidos? Veja as dicas da nutricionista sobre o preparo de ovo cozido ou mexido e como eles devem ser inseridos em sua dieta.

» Página Inicial


Os ovos se enquadram como fonte de proteína animal. Apresentam um custo mais baixo em relação às demais proteínas e podem ser preparados de diversas formas. Entre os ovos mais consumidos estão os ovos de galinha e os ovos de codorna.

É muito comum o uso dos ovos em dietas para redução de gordura corporal e também na hipertrofia, ou seja, para o ganho de massa muscular. Há vários estudos que relatam os benefícios de uma dieta com baixo teor de carboidratos e que priorizem o consumo de proteínas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão proteica em torno de 0,8 g/kg/dia. Mas temos diversas evidências que o consumo proteico entre 1,6 a 2,6 g/kg/dia provenientes de proteínas faz com que haja mudanças na composição corporal evitando a perda de músculos e maior uso das gorduras como substrato energético. Exemplificando, uma pessoa que pesa 60 kg pode consumir de proteínas por dia um total de 96 gramas a 156 gramas. Mas lembre-se que para que haja sucesso na perda de peso, a quantidade de energia da dieta deve ser reduzida (dieta hipocalórica).

Hoje vamos comentar sobre duas formas de preparação dos ovos de galinha, o cozido e o mexido, pois são excelentes fontes proteicas e podem fazer parte do seu cardápio diário.

Valores nutricionais

Segundo a Tabela de Composição de Alimentos (TACO) o ovo de galinha inteiro cozido fornece 146 Kcal de energia para cada 100 g dessa preparação. Sendo 9,5 gramas provenientes das gorduras, já as proteínas apresentam a quantidade de 13,3 gramas e uma quantidade irrisória de carboidratos 0,6 gramas.

De acordo com a tabela de composição de alimentos do IBGE, para cada 100 g de ovos mexidos, esta preparação fornece de energia 214,18 Kcal. Sendo de proteínas a quantidade de 13,7 gramas. Gorduras totais 16,7 gramas e carboidratos 1,2 gramas.

Receita ovo cozido

ovos cozidos

Ingredientes:

Modo de preparo e dicas:

O tempo de cozimento e a temperatura dos ovos são determinantes quanto a consistência que você irá adquirir, ovos mais moles ou duros.

O ideal para o cozimento seria que os ovos estivessem em temperatura ambiente, mas caso estejam na geladeira comece o processo de cozimento em água gelada, isso irá evitar que eles rachem.

O tempo de cozimento para se obter ovos mais moles é de aproximadamente 4 minutos após a fervura da água. E para ovos mais duros o tempo de fervura é de aproximadamente 10 minutos.

Em seguida despreze a água fervente na pia, com cuidado para não se queimar, e coloque mais água para que os ovos possam esfriar. Pode ir repetindo o processo até que você consiga tocá-los com as mãos.

O próximo passo é descascá-los. Isso é muito simples. Basta realizar batidinhas leves em sua casca, para que ela quebre. Pronto! Você já pode se deliciar do ovo cozido.

A quem goste de colocar somente sal, mas se deseja incrementar pode também utilizar alguns outros temperos, como pimenta do reino e alguns molhos naturais.

Receita ovos mexidos light

Ovos mexidos

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bater os ovos juntamente com o sal. Em uma omeleteira derreta a margarina, em seguida coloque a mistura. Cozinhe em fogo médio, vá virando conforme necessário.

Dica: Para dar maior sabor pode-se acrescentar a mistura tomates picados, cebola ralada, alguns temperos como pimenta do reino, salsa e manjericão. Uma fatia de queijo branco também cairia muito bem, dando ainda maior sabor e diferenciando o prato.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade