Origem e cultivo da uva, produtos derivados e classificação

Perguntas e respostas sobre uva. Qual estado brasileiro é o maior em produção nacional e quais são as principais espécies de videiras? Veja nossa FAQ.

» Página Inicial


Quais são as principais características da uva?

A uva é a fruta da videira, uma árvore que faz parte da família das Vitaceae. As uvas podem ser pretas, amarelas, azul-escuras, vermelhas, laranjas, verdes ou rosadas.

As uvas roxas, mais populares, são derivadas das uvas brancas (que na realidade, tem tonalidade verde).

A seguir, confira mais sobre as uvas, seu cultivo e seus derivados.

Quais são as principais espécies de videiras?

As principais espécies de videira são: vitis vinífera (sendo suas uvas utilizadas principalmente para produção de vinho); vitis rotundifolia (produtoras de uvas ‘muscadíneas’); vitis labrusca (usada para produção de vinho e sumo de uva); vitis aestivalis (usada para fabricação de vinho) e vitis riparia (videira norte-americana utilizada para variados fins).

Como é feito o cultivo?

Cacho de uva

O cultivo da uva é, basicamente, uma das atividades agrícolas mais antigas de todos os tempos. Tudo começou na região da Ásia Menor e Egito e se espalhou pelo mundo. Há também o registro do cultivo da uva por povos antigos da Roma, Grécia e Fenícia.

Além do principal derivado da uva (o vinho), também podem ser obtidos por meio da fruta os seguintes alimentos/bebidas: licores, vinagre, suco, geleia e demais doces.

A classificação das uvas depende basicamente do tipo de videira onde ela foi cultiva. Anteriormente as principais espécies de videiras já foram destacadas.

A uva é uma fruta extremamente benéfica para a nossa saúde. As substâncias da casca auxiliam na redução dos níveis de colesterol, diminuem formações de coágulos de sangue e previnem contra a trombose.

Além disso, a fruta em si é fonte de energia para o organismo, além de ser rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e em sais minerais como cálcio e potássio.

Como é feito o cultivo da uva no Brasil?

No Brasil tudo começou em 1535, na região de Capitania de São Vicente.

Atualmente, o cultivo da videira e a produção de vinho é mais comum nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia.

A serra Gaucha é uma das maiores regiões onde se cultiva a uva. É também uma importante região produtora de vinhos e sucos de uva. Ainda na mesma região, porém, na serra catarinense, há também grande produção de maça para o cultivo de sucos, especialmente na região de São Joaquim que é muito fria, por sinal.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade