O que são frutas ácidas e não acidas

O que são frutas ácidas, como a laranja, limão, abacaxi, acerola, maracujá, morango, e não acidas, como a uva, banana, ameixa, pêra, damasco, coco, abacate, melão, e outros? Veja os exemplos aqui.

» Página Inicial

As frutas devem fazer parte de nossa alimentação diária, pois elas tem muitas vitaminas e por serem naturais não causam mal ao nosso organismo, como ocorre com alguns produtos industrializados.

Com algumas exceções, as frutas são absolutamente benéficas e a recomendação de consumo é diário e de preferência variando entre vários tipos delas que encontramos no mercado, feira ou varejões.

Os brasileiros são muito privilegiados neste sentido, pois como somos grande produtor de frutas, temos sempre opções frescas dos mais variados tipos, desde as ácidas como também das não ácidas.

Veremos abaixo as diferenças entre elas

Frutas ácidas

Laranja

As frutas ácidas são aquelas que possuem na sua composição o ácido ascórbico e o ácido cítrico, são esses ácidos que dão a característica de azedo as frutas.

Algumas frutas ácidas, laranja, limão, abacaxi, acerola, maracujá, morango, pêssego, caju, maça verde, goiaba, entre outros exemplos.

Laranja, fruta de forma arredondada, casca fibrosa que é rica em fibra, polpa suculenta e rica em vitamina C.

No Brasil as opções de laranja são variadas, sendo elas:

  • Laranja baia, tem sabor adocicada, sua polpa é muito suculenta, pode ser consumida ao natural, em suco ou presente em preparações culinárias.
  • Laranja barão, recomendada para o preparo de sucos. Valor nutricional, laranja crua.
  • Laranja lima, é a menos ácida, polpa muito suculenta, pode ser consumida na forma natural ou em suco. Valor nutricional, laranja crua.
  • Laranja pera, tem sabor mais doce, polpa muito suculenta, geralmente mais consumida na forma de suco.
  • Laranja da terra, tem sabor mais ácida e polpa suculenta, pode ser consumida na sua forma de suco, porem a forma mais comum é a compota feita com a casca da laranja.
  • Laranja seleta, tem sabor adocicado e pouco ácida. Pode ser consumida na forma natural ou em sucos.

Limão

Fruto redondo, de tamanho pequeno, sua cor pode variar de verde escuro a amarelo claro, sua variedade varia de limão cravo a limão tahiti, é rico em vitamina C e um fruto muito ácido.

  • Limão galego, fruto pequeno e rico em suco, possui casca fina, cor verde-claro ou amarelo-claro.
  • Limão siciliano, fruto grande, bem ácido e menos suco, possui casca enrugada e grossa, cor amarelo-claro.
  • Limão tahiti, fruto médio, rico em suco e pouco ácido, cor verde-escuro.
  • Limão cravo, fruto médio, rico em suco e mais ácido, possui casca avermelhada.

Valor nutritivo, os valores podem variar de acordo com a qualidade do fruto, 32calorias – 11,1gramas de carboidratos – 1,2gramas de fibras – 38,2mg de vitamina C.

Frutas não ácidas

Abacate cortado ao meio

As frutas não ácidas são aquelas que não possuem os ácidos na sua composição, podendo ter uma característica mais doce.

Essas frutas são excelentes antioxidantes, promovem a saciedade, evitam cãibra, são excelentes para combater a azia.

Algumas frutas não ácidas, uva, banana, ameixa, pêra, damasco, coco, abacate, melão, melancia, framboesa, mamão, figo, entre outras.

Como consumir

O ideal é que você consuma tanto frutas ácidas como as não ácidas. Tenha em sua casa a maior variedade possível, pois como já foi bem explicado acima, elas são muito benéficas à saúde humana.

Uma ressalva pode ser aplicada a pessoas que tem problemas estomacais, pois neste caso devido a acidez, as frutas ácidas podem não fazer bem. Neste caso é melhor pedir um acompanhamento médico que irá indicar o tipo certo para o consumo e aquelas que devem ser evitadas para preservar o estômago.



 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas   |   Política de Privacidade