O que é queijo minas padrão, frescal e canastra

Quais são os principais tipos de queijo que encontramos, as características nutricionais, as formas de produção e consumo deste importante alimento que temos.

» Página Inicial


Por Elaine de Moura - Nutricionista / Insta: @emd_nutri

Quem não conhece queijo minas, não é mesmo? É um tipo de queijo bastante conhecido e consumido pelos brasileiros. Atualmente, o Brasil é o sexto maior produtor de queijo do mundo, onde apenas a indústria mineira, que é a maior produtora do país, produz, mais ou menos, 210 mil toneladas de queijo minas por ano. E não é surpresa nenhuma que metade do queijo consumido por todo Brasil é proveniente da produção mineira.

Mas você conhece os tipos de queijo minas que existem? Porque, se tem produto no mundo com grande variedade e tipos, esse produto, definitivamente, é o queijo.

Como é feito um bom queijo: Você sabe?

A produção de um bom queijo minas começa com uma matéria-prima de qualidade. E você sabe qual é a matéria-prima do queijo? Isso mesmo, o leite! Para que o queijo seja de qualidade é importante levar em consideração alguns aspectos com relação à sua matéria-prima:

Mas o mais importante de tudo é que o leite precisa estar cru.

Queijo fresco

Cru? Mas como assim, cru?

É isso mesmo! Dizemos que o leite está cru quando ele não passa por nenhum processo de pasteurização. O leite é retirado do animal, filtrado, e está pronto para fazer o queijo. Nada de pasteurizar! Ah, e também é importante saber que o leite precisa ser retirado do animal no mesmo dia em que o leite for ser feito.

Os tipos de queijo Minas:

Antes de mais nada, vale esclarecer que "queijo minas" (ou queijo de minas) são todos aqueles queijos produzidos no estado brasileiro de Minas Gerais.

1) Minas Frescal

O queijo minas do tipo frescal diz respeito ao queijo que é fresco, aquele bem branquinho (e que não derrete nem por um decreto!). Mas o que isso significa, nutri? O queijo fresco é aquele cujo processo de cura é pequeno e ainda está em processo de dessoração.

Dessoração? Isso mesmo! Sabe quando guardamos o queijo na geladeira e, na hora do lanche, quando vamos consumi-lo, tem um monte de líquido acumulado no fundo da queijeira (ou pote ou plástico)? Então, isso que é dessoração, a liberação desse líquido.

Com relação à composição nutricional desse queijo, em 100 gramas encontramos:

2) Minas Padrão

O queijo minas padrão é aquele com aparência mais amarelada, tem textura macia e suave. Também pode ser chamado de queijo curado; ou seja, seu processo de cura foi finalizado. E não tem aquele líquido igual ao do minas frescal.

Fazendo uma breve comparação nutricional, em 100 gramas de queijo minas padrão encontramos:

Dá pra notar que o queijo minas padrão é mais gorduroso, certo? E, logo, mais calórico. Quanto mais amarelo for o queijo, mais gordura ele vai ter.

3) Minas Canastra

O queijo minas canastra nada mais é do que o queijo de minas produzido na Serra da Canastra. É um queijo tradicional, que recebe esse nome apenas devido ao local que é produzido, sem qualquer outra especificidade. O tamanho padrão do queijo canastra é 1,3 kg e, para tanto, é necessário 10 litros de leite cru.

É considerado por muitos, como o melhor queijo de Minas. Na verdade há vários tipos produzidos lá e já comi alguns que não gostei, mas sem dúvida, a maioria é de ótima qualidade.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade