O que é molho tahine, tasty e shoyo

Molho tahine, tasty e shoyu, combinam com o que e de onde eles vem? Veja a composição das receitas, os ingredientes e maneira de preparar. Confira o artigo.

» Página Inicial


Molho tahine

Este molho é uma iguaria tradicional da cozinha árabe feito a base de gergelim, seu sabor é levemente salgado e sua textura é pastosa, pode ser usado em saladas, como patê, e em vários pratos , na cozinha árabe é utilizado até em doces. Por ser feito de gergelim, é um molho cheio de nutrientes, é rico em vitamina E e B1,B2,B3,B5 B15, é fonte de cálcio, rico em ferro, potássio e magnésio. Pode ser encontrado em supermercados, casa de produtos naturais,lojas de produtos árabes, mas também pode ser feito em casa, o que aliás é muito recomendável.

Receita de molho Tahine

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o gergelim no liquidificador ou processador de alimentos e bata por 1-2 minutos. Quando as sementes de gergelim estiverem mais ou menos moídas, acrescente o sal, o óleo de gergelim e um pouco de água. Volte a bater para formar a pasta de gergelim.

O seu tahine pode ter uma consistência mais próxima de uma pasta ou mais parecido a um patê, como preferir. Para conseguir um tahine mais diluído, basta acrescentar um pouco mais de água. Prove o tahine e corrija o sal se preciso e se quiser acrescente páprica. Volte a bater bem. Está pronto!

Molho tasty

Este molho foi criado por uma famosa rede de lanchonete fast food e acompanha um sanduíche do mesmo nome do molho, acompanha muito bem hamburgueres, carnes e sanduíches.

Ingredientes

Modo de preparo

Em um bowl, misture a maionese, o açúcar, o sal, a páprica doce, o pepino em conserva, a cebola, o alho, o vinagre, o molho inglês, o óleo, a mostarda, o ketchup e o suco do limão.

Molho shoyu

molho shoyo

Sua origem é oriental, é conhecido também como molho de soja pois é preparado com seus grãos que são fermentados e salgados numa salmora, foram os chineses que o criaram com a intenção de conservar os alimentos, geralmente acompanha pratos como temaki, sushi, sashimi e yakissoba, mas também pode ser usado em carnes, frango e peixe grelhado ou assado e vegetais.

Por ser rico em sódio este molho deve ser usado com cautela, recomenda-se misturar um pouco de água para diminuir a quantidade de sódio ou optar pela versão light que é menos salgada. Os benefícios nutricionais deste molho são os mesmos da soja que além de ser rica em proteínas, também tem cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.

É possível fazer a versão caseira, porém dará trabalho, pois sua fermentação demora um ano para ficar totalmente pronta, mas aqui vai uma receita de um falso molho shoyu caseiro muito mais rápido !

Falso molho shoyu

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes ao fogo médio e deixe fervendo até o volume diminuir a 1 xícara (aproximadamente 15 minutos).

Marilucia Lima (nutricionista)


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade