O que é marmitex: custo e tamanhos, vantagens e desvantagens

Perguntas e respostas sobre marmitex. O que é, quais os tamanhos em que são vendidas, vantagens e desvantagens, qual é o custo e quais as opções de comida vem nela.

» Página Inicial


Marmitex é um recipiente no estilo de marmita feito de papel alumínio grosso que é usado para vender refeições avulsas em restaurantes e cantinas no Brasil. Normalmente ela vem em três tamanhos diferentes para servir quantidades diferentes de comida.

É um dos métodos mais comuns de venda de comida pronta no Brasil, sendo adotado por pessoas de diferentes regiões e classes sociais.

Não sei ao certo quando surgiu, mas é hoje uma alternativa muito viável, pois é uma embalagem descartável e de baixo custo, que não impacta no custo da comida vendida. Talvez por esta razão tenha sido amplamente difundido no país.

Chama também a atenção o fato de atender a todas as demandas, desde restaurantes simples até os mais sofisticados. O que mostra sua enorme capacidade de atendimento e serventia.

Marmitex

Quais os tamanhos padrão?

Geralmente são três tamanhos: pequena, média e grande. Mas isto poderá sofrer alterações de estabelecimento para estabelecimento, já que isto não é uma regra e sim um consenso.

Normalmente a diferença na quantidade de comida ocorre apenas no arroz e feijão, ou seja, um marmitex grande leva mais arroz e feijão do que uma pequena, mas geralmente não há influência na quantidade da mistura que normalmente tende a ser a mesma para todos os casos.

Há porém alguns casos onde o tamanho pode significar mais ou menos mistura, mas isto fica muito a critério do estabelecimento e portanto não existe uma regra única ou um padrão para o tipo ou a diversidade de comida que cada um deve ter.

Qual a sua vantagem?

Ela é prática e rápida. Geralmente as pessoas compram visando esses aspectos. Normalmente quando alguém está com pressa ou por algum motivo não quer fazer comida, ela é uma das primeiras opções em termos de tempo e praticidade.

Há diversas vantagens na compra deste tipo de produto, seja, no dia a dia ou em situações pontuais, dentre elas podemos destacar as principais, como:

Quais as desvantagens dela?

Como nem tudo são flores, há também desvantagens, pelo menos é o que algumas pessoas podem enxergar. Não são são muitas mas existe.

Acho que é o fato da comida vir misturada, ou seja, em um mesmo recipiente vem o arroz, feijão, carne, macarrão e as vezes até a salada. Embora seja feita a separação desses alimentos, na prática eles acabam vindo junto.

Quanto custa?

Os valores cobrados pelos estabelecimentos como restaurantes e cantinas variam bastante, mas é comum encontrar valores de R$ 12,00 a R$ 20,00.

Claro que tudo dependerá de onde você está comprando. Como já foi explicado acima, há restaurantes bastante sofisticados que vendem marmitex e neste caso o custo da comida é mais elevado.

A comida é boa?

Isto depende de onde você compra, não é o marmitex em si que determina isso e sim o estabelecimento. Geralmente é boa, mas com um cardápio limitado de opções.

O que vem em um marmitex?

Geralmente arroz, feijão, um oi dois tipos de carnes, como frango, bife, carne de panela ou outra, macarrão, farofa e em alguns casos eles dão opção de uma mistura ou complemento a mais. Em alguns locais há várias opções para você formar o prato, em outros é a moda da casa.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade