O que é alimentação saudável e não saudável

Consuma no mínimo dois litros de água por dia. Faça seis refeições ao dia, dando um intervalo de três horas. Modifique o modo de preparo de alguns alimentos, prefira alimentos cozidos, grelhados e assados. Veja essas e outras dicas.

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No Brasil, os índices de sobre peso e obesidade vem crescendo, assim aumentando o número de indivíduos com doenças crônicas a procura de uma alimentação mais saudável.

A Organização Mundial da Saúde vem estudando o comportamento e os métodos de melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

Para isso algumas transformações sociais serão necessárias, a mudança no padrão de saúde e a mudança no consumo alimentar.

Alimentos

Alimentos é qualquer fonte de energia sendo solida ou liquida, tendo como função nutrir e regular o nosso organismo, contendo também macro nutrientes, micronutrientes, vitaminas, minerais, substancias vitais para um bom funcionamento do organismo.

Alimentação saudável

Alimentação saudável

A alimentação saudável é aquela no qual o indivíduo utiliza os alimentos na sua forma natural ou minimamente processado, assim obtendo o máximo de nutrientes que o alimento contem.

Essa alimentação deve ser balanceada, variada e colorida, assim obtendo a maior quantidade de nutrientes possível.

Alimentos e suas vitaminas

  • Vitamina A- rica em betacaroteno, exemplos, leite integral, queijo, mamão, abobora, entre outros.
  • Vitamina B- fígado, ovos, leite, queijo, entre outros.
  • Vitamina C- laranja, acerola, limão, abacaxi, entre outros.
  • Vitamina D- leite e ovos.
  • Vitamina K- fígado, frutas e verduras.

Alimentação não saudável

Pizza

A alimentação não saudável é aquela no qual o indivíduo utiliza os alimentos ultra processados, as comidas de fácil e rápido acesso, porem muitos deles sem valor nutricional.

A alimentação não saudável é composta de alimentos ricos em sal, gordura e açúcar, não trazendo nenhum benefício para o organismo. Esses alimentos sobre carrega o organismo assim levando ao aumento de peso e o surgimento de doenças.

Ações são necessárias

Seja realista, mudanças são necessárias, pequenos passos trazem grandes resultados, pratique atividade física, tenha hábitos alimentares saudáveis.

Seja aventureiro, comece a provar novos alimentos, quanto mais variado o cardápio, mais serão os benefícios obtidos.

Seja flexível, trace seus objetivos, faça as mudanças necessárias e modifique seus hábitos de vida.

Seja ativo, ande mais a pé e faça aquilo que lhe traga prazer.

Seja saudável, beba no mínimo dois litros de agua por dia, consuma seis refeições no dia, consuma mais frutas e busque aquilo que faça bem a saúde.

Trace metas, reduza a quantidade de açúcar, sal e gordura ingerida.

Dez hábitos saudáveis que fazem toda diferença ao organismo

  • 1-Consuma no mínimo dois litros de água por dia.
  • 2-Faça seis refeições ao dia, dando um intervalo de três horas.
  • 3-Modifique o modo de preparo de alguns alimentos, prefira alimentos cozidos, grelhados e assados.
  • 4-Consuma mais frutas, legumes e verduras.
  • 5-Diminua a quantidade de sal, açúcar e gordura utilizado no dia-a-dia.
  • 6-Evite os alimentos industrializados.
  • 7-Evite fazer refeições fora de casa, os famosos fast-food.
  • 8-Prefira os sucos naturais ao invés dos sucos e refrigerantes industrializados.
  • 9-Evite comer fora de hora.
  • 10-Pratique no mínimo trinta minutos de atividade física por dia.


 

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