O que é água destilada, alcalina e purificada

Entenda neste artigo escrito por uma nutricionista o que é e quais as diferenças existentes entre água destilada, alcalina e purificada. Leia a confira.

» Página Inicial


A água é de extrema importância para a sobrevivência de todos os seres vivos, seres humanos, animais e plantas, todos necessitam dela para viver. A quantidade de água que compõe o organismo humano adulto é cerca de 60%, essa água está distribuída dentro das células, entre as células e no nosso sangue, esta porcentagem varia de acordo com a idade, o sexo e a composição corporal, quem tem mais músculos terá mais água no corpo enquanto que quem tem mais gordura tem uma porcentagem menor de água no organismo.

São muitas as funções da água no corpo humano, ela age como solvente de determinadas substâncias, faz transporte de nutrientes e células, ajuda na digestão, regula a temperatura do corpo, através da água somos capazes de nos livrar de resíduos químicos e ajuda também o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

É importante que a água que ingerimos seja potável e segura para beber, precisa ter sais minerais presente e ser livre de bactérias, microorganismos e elementos tóxicos.

A poluição da água representa uma ameaça para nossa saúde, nem mesmo temos garantia de que a água mineral seja realmente segura, a água alcalina tem sido apontada como uma garantia de se preservar a saúde, mas será que realmente é verdade ? E qual a diferença entre a água destilada e a purificada? Aprenda um apouco sobre cada uma aqui:

Água destilada

Água destilada

Passa por um processo de purificação através da destilação que ocorre com aquecimento até chegar ao ponto de ebulição, neste ponto são separadas substâncias como compostos químicos, pois estes fervem em temperatura mais baixa e por isso é possível descartá-los assim como é possível retirar outras substâncias que permanecem após a evaporação da água, deixando a água mais pura.

De uns tempos para cá a água destilada tem sido usada por pessoas que querem perder peso, esse método é utilizado por lutadores de MMA que precisam emagrecer rapidamente para as lutas, porém não é um método seguro e não deve ser usado sem orientação profissional, no caso dos lutadores há uma equipe multiprofissional que assegura a saúde do atleta, além do mais não é um emagrecimento duradouro pois quando se para de ingerir este tipo de água o peso volta.

Vale ressaltar que a água destilada para consumo não é a mesma que é vendida para uso em veículos, e lembrando que não é aconselhável usar esse tipo de água para emagrecimento.

Água alcalina

Para entender qual a função da água alcalina é preciso entender que precisamos ter no nosso corpo um equilíbrio para que o sangue não fique demasiadamente ácido, para isso temos que manter um PH de 7,34 e 7,45 (menor que 7 o PH está ácido ). Quando o PH sanguíneo está ácido propicia o surgimento de doenças. A água alcalina tem Ph acima de 7,5, baixo teor de fluor e cloro. Esta água separa as frações ácidas das alcalinas.

Por ter um PH mais alcalino as vantagens de se beber a água alcalina está em prevenir doenças do aparelho digestivo como a gastrite, prevenir envelhecimento precoce por permitir a eliminação de toxinas, prevenir o câncer que não se manifesta no organismo alcalino.

É importante ressaltar que ainda não há estudos suficientes que garantam todos esses benefícios na ingestão deste tipo de água.

Água purificada

É a água que recebemos nas torneiras em casa que passa por uma estação de tratamento para eliminação de bactérias e impurezas, passando por vários processos:

a) Floaculação água recebe uma solução de sulfato de alumínio e cal para absorver as impurezas de sua superfície e formando flóculos que se armazenarão no fundo

b)Após isso será direcionada para o processo de decantamento onde receberá componentes para que fique clara, passando depois para um filtro de areia com várias camadas e em cada uma delas ficarão os resíduos impuros.

c) Por último vem a cloração onde é adicionado cloro para matar microorganismos que ainda estejam na água. Após tudo isso a água já purificada vai para um reservatório onde é armazenada e depois distribuída para o uso.

Em casa ainda podemos deixá-la mais purificada com o uso dos filtros, porém é importante que estes sejam sempre devidamente higienizados, este ainda é um método seguro para manter nossa hidratação em dia.

Por Marilucia Lima(nutricionista)


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade