O que é açúcar de beterraba, de coco e orgânico

Os tipos de açúcar refinado, cristal, mascavo, demerara ou orgânico são bastante conhecidos, mas há alternativas para quem deseja buscar uma alimentação mais saudável. Veja as dicas da nutricionista.

» Página Inicial


A nutrição é uma ciência dinâmica e já redimiu o ovo e a manteiga em seus vários estudos, ultimamente até a cerveja tem sido pesquisada e mostrou benefícios, mas se tem um alimento que não tem como redimir, este é o açúcar refinado infelizmente para a tristeza de muitos que usam ,abusam e se lambuzam com este ingrediente seja no café, no suco, bolo ou sorvetes, não tem como defender, o açúcar realmente é uma ameaça para a saúde e para a balança. Porém se as pessoas souberem dosar as quantidades podem até se dar ao luxo de saborear essas delícias sem que isso as prejudique.

O grande problema é o excesso que traz riscos que vão além dos quilinhos a mais, pois eleva as chances de diabetes que traz consequências graves como cegueira, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e amputação de membros quando a doença não é diagnosticada ou o doente não controla suas taxas de glicemia, logicamente se o diabetes for tratado e controlado não haverá tais consequências e o indivíduo poderá ter uma boa qualidade de vida, mas é melhor prevenir do que remediar, então não custa nada diminuir o consumo de açúcar para ter uma vida mais saudável.

É importante ressaltar que existem vários de açúcar oriundos da cana: refinado, cristal, mascavo, demerara e orgânico, todos tem a mesma quantidade de calorias, mas alguns tipos são mais saudáveis por preservarem os nutrientes.

O açúcar refinado ( branco ) é o que mais perde nutrientes em seu processo de refinamento por causa dos aditivos que são agregados como o enxofre, sendo visto também como o pior tipo.

Já o açúcar mascavo é rico em nutrientes porque não sofre tantos processos e preserva mais facilmente suas qualidades, sendo reconhecido como uma opção muito melhor em relação ao açúcar refinado.

E nos últimos tempos um tipo de açúcar vindo da cana que se tornou queridinho foi o açúcar orgânico que é cultivado sem o uso de agrotóxicos e não é adicionado nenhum produto artificial, sendo visto como uma alternativa mais benéfica para a saúde se usado com moderação e para a natureza.

Mas é bom lembrar que todos os tipos seja mascavo, demerara ou orgânico devem ser usados moderadamente e é preciso ressaltar que os produtos industrializados como biscoitos, sorvete, bolos também devem ser usados de maneira comedida porque são ricos em açúcar.

Uma ótima maneira também de diminuir o consumo do açúcar é não adicioná-lo em sucos naturais e chás, isso já ajuda a não sermos tão dependentes do sabor do doce no nosso dia a dia.

Outros tipos de açúcar

Açúcar de beterraba

Beterraba

Mas nem só de cana vive o açúcar e em países como os Estados Unidos grande parte da sua produção de açúcar vem da beterraba branca, sendo que este tipo de açúcar também já pode ser encontrado em lojas de produtos naturais aqui no Brasil. O açúcar de beterraba é obtido através de seu xarope e durante seu processo pouco dos seus nutrientes são perdidos, preservando mais qualidades nutricionais e outra vantagem desse açúcar é o seu baixo índice glicêmico ( indicador da velocidade que a glicose aumenta no sangue ), ou seja há uma demora maior para a glicose aumentar na corrente sanguínea.

Açúcar de coco

Açúcar de coco

Quem está sempre antenado com certeza já ouviu falar do açúcar de coco, assim como o óleo dessa fruta, é uma alternativa saudável para adoçar o bolo e a vida, tem grande valor nutricional, pois não sofre nenhum processo de refinamento preservando as vitaminas e minerais, além de também ter um baixo índice glicêmico podendo ser usado inclusive por diabéticos.

É sem dúvida uma alternativa super saudável, é encontrado facilmente em lojas de produtos naturais, mas não se enganem porque tem o mesmo valor calórico do açúcar da cana, então moderação é primordial.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas   |   Política de Privacidade