O que é a Palha Italiana? Sabores, do que é feito e como é feito

Perguntas e respostas sobre o que é a Palha Italiana? Como o doce surgiu e do que ele é feto? Onde encontrar e os sabores de palha. Veja as respostas

» Página Inicial

O que é a Palha Italiana?

A Palha Italiana, ao contrário do que muitos pensam por seu nome remeter a outra localidade, é um doce tipicamente brasileiro. É em sua maioria caseiro e possui suas origens na Região Sul do país, onde sofreu influência da culinária italiana.

Como o doce surgiu?

A palha italiana surgiu derivada de um doce Italiano conhecido como Salame de Ciocolato (Salame de chocolate), doce esse que leva biscoito triturado em sua massa, amêndoas, conhaque e chocolate meio amargo. Trago para o Brasil pelos imigrantes Italianos, que se fixaram em sua grande maioria na região sul, o doce sofreu uma regionalização, onde foi fundido com um doce genuinamente brasileiro (o brigadeiro), dando origem a Palha Italiana.

Do que o doce é feito?

O doce é feito de biscoito maisena triturado que forma sua massa juntamente com de brigadeiro bastante cremoso em seu interior e é finalizado sendo coberto por açúcar de confeiteiro.

Como se prepara?

O preparo da Palha Italiana é bem simples: o biscoito maizena é quebrado e separado em uma vasilha enquanto se prepara o brigadeiro. O brigadeiro é feito em uma panela com margarina, leite condensado e chocolate em pó. Deve-se mexer a mistura até que fique bem cremosa. O brigadeiro e o biscoito são misturados em uma travessa e é posta para gelar em um tempo mínimo de duas horas. Em seguida cortado em cubos e passado no açúcar de confeiteiro para tirar seu aspecto grudento e deixá-lo mais firme.

Existem outros sabores de palha?

A receita da Palha Italiana tem se modernizado nos últimos anos para se adequar ao novo mercado, abrindo mão do original gosto de brigadeiro com biscoito para outros sabores que tem se tornado mais comuns entre os jovens como Oreo, Negresco, Kit-Kat, Ovomaltine, Prestígio e morango que são acrescentados ao brigadeiro quando é preparado ou até mesmo usados para substituí-lo.

Onde pode ser encontrada?

Por mais que se trate de um doce com origens na Região Sul do país, a Palha Italiana pode ser encontrada em quase toda a extensão do território nacional, possuindo uma presença muito mais forte nas regiões Sudeste e Sul, onde é comercializado em tendas, lojas, mercearias, padarias e até mesmo informalmente por jovens nos colégios, centros universitários e ruas, apenas anunciando o produto vendido por preços que variam de dois a seis reais dependendo do tamanho e sabor.



 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas   |   Política de Privacidade