O que café americano? Starbucks, McCafé, Octane e outros

Como os americanos tomam ou consomem café? Veja nesta análise o modo de preparo, a torrefação e demais características de como esta bebida é apreciada na América.

» Página Inicial


Os americanos possuem o habito de tomar café em copos de 300, 400 e 500 ml. Bem diferente do jeitinho nosso brasileiro que tomamos em xícaras e em quantidades bem menores, sendo o nosso padrão de 50 ml por xícara.

A forma como os americanos apreciam essa bebida também é bem diferente que a nossa, pois para conseguir tomar um copão de café, durante o dia inteiro, pois isso é cultural nos EUA, o preparo da bebida, a qualidade dos grãos e a torra do café são completamente diferentes.

Preparo do café

Café americano

Como é preparado o café que os americanos consomem é o que equivale para nós brasileiros como “chafé”. Quanto à qualidade dos blends de café americano é utilizado um café que na sua colheita foi apanhado grãos mais maduros e durante o processo de industrialização não passam por um processo de fermentação.

Torrefação

A questão da torrefação do café americano também apresenta algumas particularidades, enquanto nosso café é bem torrado (cor característica do pó de café é bem preta) o café americano utiliza de grãos de clara e media torra, dando uma cor ao pó de café um tom achocolatado. Isso já confere uma bebida mais suave.

Moagem

Outro processo envolvido na qualidade dos cafés americanos é a moagem, sendo a utilizada pelos americanos o tipo médio de moagem. Isso porque quando os grãos passam pela moagem mais grossa a tendência de se ter um café fraco é maior, e quando o processo de moagem é muito fino o café fica com um sabor amargo.

Há também mais uma característica no preparo do café americano. Nas diversas lojas onde são servidos os mais diferentes tipos de complementos nos cafés, os grãos são moídos na hora para cada copo de café a ser vendido aumentando ainda mais a qualidade do café servido.

Receita de Café Americano

Ingredientes:

Em um recipiente ferva a água por alguns minutos. Em seguida calcule a quantidade de café a ser colocada. Uma colher de café cheia (cerca de 7 ou 8 g) para cada 100 ou 150 ml de água fervente. A quantidade exata deve ser colocada na cafeteira. Está pronto o seu café no estilo americano.

Outra versão de café americano é o Long Black, que pode ser preparado tanto quente como gelado. A diferença do café americano tradicional para esta versão é quanto a ordem de adição dos ingredientes. No Long Black a água quente é colocada primeira no copo e depois é retirado o expresso. Assim forma aquela aparência cremosa.

Para os apreciadores de café seguem os sites de algumas lojas especializadas, que comercializam o café nos EUA. Algumas franquias já estão no Brasil.

Starbucks : https://www.starbucks.com.br/

McCafé: https://www.mcdonalds.pt/ementa/categorias/mccafe/

The Coffee Estudio: https://www.thecoffeestudio.com/

Abraço: https://pt.foursquare.com/v/abra%C3%A7o/47fdf872f964a520e14e1fe3

Lamill Coffee: https://lamillcoffee.com/

Four Barrel Coffee: https://www.fourbarrelcoffee.com/

Kopplins Coffee: https://www.kopplinscoffee.com/menu.php

Octane Coffee: https://www.octanecoffee.com/


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade