O que é molho tare, teriyaki e yakissoba

Veja esta dica que ensina como preparar os molhos tare, teriyaki e yakissoba. Veja a lista de ingredientes e a maneira de preparar este tipo de molho.

» Página Inicial


Por Livia Ribeiro Silva - Nutricionista (CRN 7333)

Desde que os restaurantes japoneses se tornaram mais populares no Brasil, estamos encontrando com maior freqüência alguns nomes de pratos e molhos que antes eram totalmente desconhecidos. Inclusive as grandes cadeias de fast food têm buscado incorporar em suas receitas e em seu marketing o uso de molhos de origem oriental para agradar os clientes que cada vez mais buscam por pratos que tenham o quê de Japão.

A comida japonesa não tem meio termo, ou de cara você ama ou simplesmente odeia. Os temperos são mais suaves, e algumas especiarias e ervas que são utilizadas não se tem origem no Brasil.

O molho tare mais conhecido como molho teriyaki são basicamente o mesmo molho pois possuem a mesma composição de ingredientes. No Japão tare significa molho, enquanto yaki se refere a preparações grelhadas.

O molho tare ou teriyaki possui um sabor adocicado,tem a cor escura e é bem encorpado.Sua consistência lembra o mel. Serve para ser colocado nos peixes, principalmente os grelhados e combina também com os sushis. Os ingredientes deste molho são: sake, molho shoyu e açúcar.

Yakisoba

yakissoba

O yakisoba é uma preparação onde é colocado macarrão com legumes,carne, ervas e molho orientais. Segue a receita:

Ingredientes:

Para o macarrão:

Para o acompanhamento:

Para o molho

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão para teriyaki em água fervente durante 6 minutos. Escorra bem e reserve.

Em uma panela aqueça o óleo deixando para o ponto de fritura. Frite o macarrão aos poucos e reserve. Na mesma panela frite a carne. Reserve. Continuando na mesma panela, se necessário colocar mais óleo, frite os legumes. Primeiro a cebola, em seguida o brócolis e a couve flor e por ultimo as vagens, cenoura, pimentão e o repolho. Misture bem todos. Reserve.

Ainda na mesma panela acrescente o caldo de legumes, o molho shoyu e a maisena dissolvidos e vá mexendo em fogo baixo até engrossar. Junte com os legumes, a carne o macarrão misturando bem. Finalize com óleo de gergelim. É só servir!

Os diabéticos e hipertensos devem se atentar para este tipo de preparação pois o teor de sal (sódio) é muito elevado e pela presença de vários alimentos fritos, aumentando assim as quantidades de gorduras da dieta, podendo ter descompensações na glicemia e alterações na pressão sanguínea.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade