O que é molho marinara, matriciana e 4 queijos?

Aprenda a fazer em casa o molho marinara, matriciana e 4 queijos. Veja o que é preciso ter como ingredientes, bem como o modo de preparação deles. Confira.

» Página Inicial


A culinária italiana sem dúvida é uma das mais apreciadas no mundo e isso acontece graças ao tempo do império romano quando havia um comércio intenso de alimentos que vinham de outras regiões da Europa, do Oriente e África, chegavam em Roma alimentos como frutas frescas, legumes, cereais, amêndoas, nozes, azeitonas e vinho, com tanta variedade de alimentos distintos os italianos começaram a descobrir novos sabores em seus pratos e assim enriqueceram sua gastronomia e a espalharam por onde chegavam.

Os italianos que imigraram para o Brasil trouxeram e hábitos que foram incorporados pelas famílias daqui como por exemplo o consumo variado de frutas e hortaliças como também o hábito de consumir macarrão que os brasileiros até então não tinham, enquanto que na Itália haviam mais de 500 variações de formatos diferentes e tipos de massa que foram chegando aos poucos ao conhecimento dos brasileiros, junto com o macarrão os italianos trouxeram também o molho de tomate que caiu no gosto do nosso povo e muitos outros tipos diferentes de molhos para acompanhar todos os tipos de massa.

Confira 3 tipos deliciosos de molho para acompanhar suas massas:

Molho matriciana: este tipo de molho tem uma pequena polêmica, pois um chef da cidade de Milão teria acrescentado alho e foi muito criticado porque a receita não leva este condimento, mas em algumas versões há o acréscimo de outros ingredientes, veja então a receita original e a versão adaptada :

Molho Matriciana Original

Corte o guanciale em pequenos pedaços e frite no azeite de oliva extra virgem, acrescentando a pimentinha seca vermelha triturada. Assim que a parte branca do bacon ficar transparente, acrescente o vinho branco para fazer evaporar a gordura, junto com o vinho. Junte os tomates sem pele e semente, e cozinhe o molho.

Em outra panela, cozinhe o bucatini ou o spaghetti, respeitando o tempo de cozimento de cada um para ficar "al dente". Escorra o macarrão.

Coloque o molho diretamente na panela, sobre a massa escorrida, e misture levemente no fogo por cerca de 10 segundos. Despeje no prato e tempere com abundante pecorino ralado ou parmigiano ralado e uma pitada de pimenta preta moída na hora.

Molha matriciana com alho e tomilho

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma panela frite o bacon em fogo médio, mexendo de vez em quando até dourar e a gordura derreter. Acrescente o azeite, o alho e a cebola, e frite até a cebola ficar macia. Junte os ingredientes restantes menos o sal, misture e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 10 minutos. Verifique o tempero, junte o sal á gosto e retire do fogo. Descarte a salsa, a cebolinha e o louro. Use com a massa de sua preferência e sirva a seguir.

Marinara

Molho marinara: é o molho de tomate fresco, muito simples de fazer, é conhecido também como molho marinheiro pois acredita-se que sua origem veio da cozinha dos navios onde não havia refrigeração e este tipo de molho se conservava por mais tempo.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Frite o alho amassado e as cebolas cortadas em pedaços finos em 4 colheres de sopa de azeite de oliva. Acrescente os tomates em pedaços sem pele, o açúcar, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 1 hora, acrescente as folhas de manjericão e sirva em seguida.

Molho 4 queijos: este molho é muito consumido e bem fácil de fazer, pode ser introduzido em vários pratos desde o macarrão até a pizza, os queijos usados podem ser de acordo com o gosto de cada um, pois há versões com gorgonzola, queijo cheddar, catupiry, provolone, etc.

Molho 4 queijos com requeijão

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Doure o alho na manteiga
  2. Junte todos os queijos, inclusive o requeijão e mexa sem parar, até que derretam e se misturem
  3. Acrescente o creme de leite e mexa
  4. Coloque o leite e continue a mexer até ficar homogêneo
  5. Sirva imediatamente sobre carnês ou massas
  6. Para ficar mais saboroso, salpique parmesão ralado por cima quando o prato já estiver composto.

Marilucia Lima (nutricionista)


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade