Molho madeira: como fazer ou é melhor usar ele pronto?

Você gosta de molho madeira? Será que é melhor usar ele na sua versão industrializada ou pronto ou ainda fazer em casa usando ingredientes frescos que você tenha?

» Página Inicial


Ao contrário do que possa se pensar, este molho não é de origem portuguesa, apesar de sua receita original levar o autêntico vinho produzido na ilha da Madeira, na verdade a receita foi criada pelos ingleses que ocuparam a ilha portuguesa por volta de 1800 quando Napoleão invadiu a Inglaterra fazendo com que ingleses fugissem e dominassem Portugal. Naquela época tudo que lá era produzido ficava submetido ao poder britânico inclusive o vinho que era muito apreciado e começou a ser adicionado em bolos, carnes e outras preparações.

Desde então este molho que acompanha carnes se popularizou e pode ser encontrado a venda nas prateleiras dos supermercados, com certeza comprá-lo pronto é muito prático, porém deve-se levar em consideração que podem ser mais calóricos e ter ingredientes artificiais para conservar, por isso é sempre melhor quando possível fazê-lo em casa, mas se não tiver como escapar de usar o industrializado, o melhor é prestar atenção no rótulo e sempre escolher aquele que tiver menos ingredientes estranhos com nomes impronunciáveis que são os aditivos químicos prejudiciais à saúde.

Aqui vão algumas receitas fáceis que podem ser feitas em pouco tempo :

Molho madeira simples

Modo de preparo

Em uma panela coloque a manteiga e deixe derreter em fogo baixo. Em seguida junte a farinha de trigo aos pouco e vá mexendo até que ela fique dourada.Depois adicione o caldo de carne dissolvido na água fervente, mexendo sempre.Adicione o vinho e mexa até engrossar, coloque os champignons.

Molho madeira rápido

Modo de preparo

Derreta a manteiga e junte o caldo de carne e a farinha. Mexer até engrossar e junte o açúcar e o sal. Tire do fogo e acrescente o cálice de vinho.

Molho madeira com shoyu

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma frigideira, coloque a manteiga e deixe ela dissolver, depois coloque a farinha e mexa bem até ela dourar. Em seguida, coloque o vinho, misture um pouco e coloque o caldo de carne dissolvido em água. Em seguida coloque a mostarda, o champignom, acrescente o molho shoyo e se achar preciso acrescente sal.

Marilucia Lima (nutricionista)


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade