História da macarronada, tipos e como é feito o prato

Perguntas e respostas sobre a macarronada. Qual sua história, como o prato é feito, como se tornou um sucesso, tipos de macarronada e outras perguntas em nossa FAQ.

» Página Inicial

Quando surgiu a macarronada? Acredita-se que, as primeiras massas surgiram nas civilizações babilônicas e assírias, cerca de 2.500 a.C, pois, segundo registros históricos, foi nessa época em que o homem começou a moer cereais e mistura-los com água para obter pastas que eram cozidas e assadas. As massas foram se aperfeiçoando com o passar do tempo e a primeira macarronada que se assemelha com a que costumamos comer hoje foi criada no século v em Jerusalém. Com o passar dos anos, e com a evolução do comércio o macarrão foi parar na Itália, e, lá criou suas principais características. Os italianos inventaram cerca de 500 tipos de macarronadas diferentes, envolvendo molhos e queijos.

Veja um vídeo sobre a história do macarrão:

Como ela chegou ao Brasil?

Como muitas outras coisas, a macarronada chegou aqui no Brasil através dos imigrantes. Na segunda metade do século XIX, quando começaram a vir imigrantes italianos, a macarronada ficou conhecida nas fazendas. Muitas destas famílias faziam as massas para vender aos senhores e senhoras das fazendas. Como estratégia para melhorar as vendas, algumas mulheres começaram a fazer as massas e molhos em localizações próximas as igrejas onde eram celebradas as missas aos domingos. Com o tempo começaram a servir o prato ali mesmo, com molhos e queijos. Muitos fazendeiros e senhores paravam com suas famílias para comerem macarronada após a missa. Assim surgiu as primeiras Cantinas italianas e a tradição dos brasileiros de comer macarrão aos domingos.

Ela é a comida mais consumida no mundo?

Sim. Das 10 comidas mais consumidas no mundo, 4 são se origem italiana. Em primeiro lugar vem a macarronada com Spaghetti. Lasanha fica em terceiro lugar, a pizza em quarto e o Gnocchi em sétimo.

Quais são os tipos mais conhecidos?

Existem mais de 500 tipos de massas, mas basicamente elas estão divididas em: Pasta Fresca, Pasta Secca, Pastas curtas  e Pastas Longas. Veja abaixo alguns exemplos mais conhecidos.

Pastas Curtas

Farfalle. Também conhecido por aqui como gravata

macarrão farfalle

Parafuso. Tradicional e muito usado na mesa brasileira

Macarrão parafuso

Penne

Massa penne

Rigatonni

Pasta rigatoni

Pastas longas

Bavette

Veja exemplos desta massa aqui.

Bucatini

Veja exemplos desta massa aqui.

Linguine

Macarrão linguini

Capellini

Macarrão capellini

Fettuccine

Massa fettuccine

Spaghetti

Macarrão spaghetti

Qual a diferença entre a massa seca e a massa fresca?

A massa fresca é feita na hora e sua base possui basicamente três ingredientes: trigo, ovos e água. Seu cozimento é mais rápido.

A massa seca, é a produzida industrialmente e eu encontramos em qualquer supermercado em embalagens de 500g. Elas são fabricadas com sêmola de trigo para que sua validade fique maior.

Dá para fazer macarronada com vegetais?

Sim. Hoje com o alto crescimento de pessoas que se preocupam com uma alimentação balanceada e saudável, surgiram vários tipos de massas que levam em sua composição alguns legumes e verduras. Logicamente que isso faz com que a tonalidade da massa mude. Por exemplo macarrões feitos com espinafre ficam verdes e os feitos com beterrabas ficam vermelhos. Há também hoje no mercado, massas feitas com farinha de arroz e maquinas que fazem cortes em legumes, transformando um pedaço de cenoura, abobrinha ou palmito em tiras parecidas com macarrão.

Qual a receita da verdadeira macarronada italiana?

Para fazer a massa misture 3 xícaras de farinha de trigo, 4 ovos e sal a gosto.

Misture bem até obter uma massa lisa. Faça uma bola e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Após, abra a massa e passe-a em uma maquina de macarrão com o corte que desejar e cozinhe em água fervente.

Para o molho frite pedaços de bacon e reserve. Em outra panela aqueça azeite e frite um dente de alho inteiro, apenas amassado com a mão. Assim que ele estiver dourado, retire-o do azeite. Com a panela ainda do fogo, refogue no azeite temperado, cebola, cenoura em cubos pequenos, e pimentões verdes. Acrescente cerca de 2 kilos de tomates vermelhos e maduros sem pele e sem semente picados bem pequenos. Acrescente o bacon reservado e deixe cozinhar por 40 minutos. Acrescente azeitonas pretas. Sirva em cima da massa ainda quente. Polvilhe queijo parmesão ralado.

Veja um vídeo que explica passo a passo como fazer uma macarronada com molho italiano:

Onde pode ser encontrada?

Existem diversos restaurantes em todo o mundo voltados para a culinária italiana onde se encontram macarronadas de diversos sabores. Entretanto, a forma mais apreciada é a macarronada feita em casa e bem temperada.



 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas   |   Política de Privacidade