Glúten faz mal a saúde ou engorda

Será que o tal do glúten faz bal ou bem a saúde? O que é o glúten e qual deve ser nossa preocupação com ele visando a saúde? Uma pessoa pode engordar se consumi-lo?

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Por Elaine de Moura - Nutricionista / Insta: @emd_nutri

Em um post recente, eu falei sobre a intolerância ao glúten. A intolerância ao glúten acontece quando o indivíduo não é capaz de absorver o glúten, causando uma série de sintomas muito ruins.

Mas será que o glúten faz mal para qualquer pessoa, mesmo que não tenha intolerância a ele?

Primeiramente, o que é o glúten?

O glúten é combinação de duas proteínas encontradas em alguns cereais como trigo, aveia, cevada, centeio, e malte. Ou seja, podemos encontrar glúten em produtos como pães, bolos, macarrão, pizza, biscoitos, cerveja, e em várias outras coisas que temos o hábito de comer diariamente. Embora esteja presente em alimentos que consideramos essenciais, essa proteína é muito difícil de ser digerida pelo nosso organismo, podendo demorar até vinte e seis hora para ser completamente digerido.

O glúten danifica vilosidades que estão presentes na superfície do íleo, que é uma parte do intestino delgado, onde ocorre a absorção dos nutrientes. Ou seja, se o glúten danifica essas vilosidades, como é que os outro nutrientes podem ser absorvidos de forma adequada? Fica difícil, né? Pois é!

Então o glúten faz mal e engorda?

Sim, o glúten pode fazer as pessoas engordarem, se consumido indiscriminadamente. Especialmente porque os alimentos que contém glúten são, justamente, aqueles com alto teor de carboidratos e são eles que se acumulam no corpo em forma gordura quando não são gastos. Mas não é só isso, não... Outros mecanismos próprios da proteína (glúten) podem fazer com que ganhemos uns quilos a mais.

Pão gluten

Quando alimentos com glúten são ingeridos e eles chegam ao intestino delgado, forma uma espécie de cola viscosa que causa inflamação das vilosidades do órgão. Como já mencionado, isso dificuldade a absorção de outros nutrientes, já que é no intestino que ocorre esse momento de absorção. Além disso, essa inflamação faz com que seja estimulado a produção de tecido adiposo (gordura) no corpo. O glúten faz com que tenhamos a sensação de que estamos inchados, com a barriga estufada, uma vez que o processo inflamatório faz com que retenhamos mais líquidos. Ao aderir uma dieta livre de alimentos que contém glúten, em poucos dias já é possível perceber e se sentir mais desinchada e/ou mais magra.

Como eu sempre digo, é uma questão de equilíbrio e balanceamento. Uma dieta sem glúten é uma dieta que pode se apresentar de forma muito restrita, de forma que, se você não possui intolerância ao glúten ou doença celíaca, não há necessidade de cortar completamente o glúten da sua alimentação. Sem contar que alimentos sem glúten, como o pão, podem ser muito mais caros do que alimentos tradicionais. O que pode ser feito é um equilíbrio na alimentação, reduzindo alimentos que contenham essa proteína e dando preferência para a maior ingestão de alimentos livres de glúten, como arroz, tapioca, fubá, farinha de feijão, quinoa e muitos outros.


 

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