Frutas para diabéticos ou anemia

Pessoas diabéticas podem comer frutas? E quais frutas ajudam a melhorar a anemia? Veja as dicas da nutricionista sobre frutas e sua relação com diabetes e anemia.

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Para uma alimentação balanceada o aconselhável é que o consumo de frutas seja de 3 a 5 porções diariamente, pois são fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que ajudam manter a saúde em dia. Frutas ricas em vitamina C por exemplo ajudam na absorção do ferro não heme ( ferro presente em vegetais) sendo necessárias na alimentação de quem tem anemia, assim como a maçã rica em pectina, uma fibra capaz de controlar a glicemia e reduzir o colesterol, sendo assim muito indicada para quem tem diabetes.

As frutas são também fonte de frutose (açúcar das frutas) por isso há uma dúvida em relação a quem tem diabetes, porém este açúcar está associado as fibras e isso faz com que sua absorção seja mais lenta no intestino sem causar elevação da glicose, portanto desde que em quantidades moderadas os diabéticos podem sim consumir frutas, sendo que a melhor opção é a fruta in natura com casca. Os sucos naturais podem ser consumidos mas é importante saber que a frutose está mais concentrada e por isso devem ter um consumo mais cauteloso para que a glicose não se altere.

Para esclarecer dúvidas vamos listar as frutas que os diabéticos devem consumir para melhora da saúde e também as frutas que ajudam a melhorar a anemia por deficiência de ferro.

Algumas frutas indicadas para diabéticos

Abacate - Por ser rico ácido graxo monoinsaturado diminui o LDL( colesterol “ruim”) e aumenta o HDL (colesterol bom) e a presença desta gordura do bem diminui a absorção da glicose dos alimentos, porém por ser calórico precisa ser consumido com moderação.

Limão - Por ser rico em ácido cítrico, evita doenças cardiovasculares, auxilia a diminuição da viscosidade sanguínea prevenindo a trombose, estudos realizados pela Associação Americana de Diabetes demonstraram que o limão ajuda a diminuir o índice glicêmico (velocidade do aumento da glicose no sangue) dos alimentos, isso é fundamental para quem tem diabetes.

Limão

Maçã - A presença da pectina principalmente na casca pode controlar a glicemia e ajudar a reduzir o colesterol. Deve ser consumida com a casca.

Uva - É rica em resveratrol, um antioxidante capaz de combater o colesterol e evitar doenças cardiovasculares, deve ser consumida com casca.

Amora - Além de ser rica em antioxidantes que evitam atacam os radicais livres ( responsáveis pelo envelhecimento precoce das células ), esta frutinha ajuda a liberar insulina e também auxilia a manter a pressão arterial em níveis normais.

Cereja - Rica em flavonódes (antioxidantes), estudos comprovaram que é a fruta com maior poder anti-inflamatório e as frutinhas menos doces possuem baixo índice glicêmico.

Laranja - Rica em fibras retarda a absorção do açúcar no sangue e é também rica em vitamina C. Deve ser consumida com o bagaço.

Pêssego - Rico em fibras e fonte de ácido clorogênico que previne as doenças crônicas.

Pessego

Manga - É rica em pectina que ajuda a controlar glicemia e colesterol.

Estas são algumas frutas que os diabéticos devem colocar no seu cardápio e consumi-las com moderação.

Algumas frutas indicadas para quem tem anemia

Frutas ricas em vitamina C – Kiwi, morango, laranja, limão, tangerina, caju, abacaxi, manga, melão, a vitamina C ajuda na absorção do ferro de vegetais verde escuros e feijão e outras leguminosas por exemplo, pois o ferro não heme presente nestes alimentos não tem a mesma biodisponibilidade que o ferro heme das carnes por isso é necessário a presença da vitamina C, sendo recomendado o consumo destas frutas logo após as refeições que contenham estes alimentos ou juntamente com eles.

Kiwi

Ameixas - São fonte de ferro não heme, além de ricas em antioxidantes, pode ser a fresca ou a seca.

Oleaginosas - Castanhas, nozes, avelãs, macadâmia, pistache, amêndoas, são ricas em ferro não heme e em antioxidantes.

Frutas secas - Damasco seco, ameixa seca, uva passa, figo seco, são ricas em ferro não heme e ótimas fontes de fibras.

Açaí - É rico em ferro não heme e tem vitamina E, B1, cálcio e fibras.

As frutas fonte de ferro não heme devem ser consumidas juntamente com uma fonte de vitamina C para que ocorra a absorção desse ferro.

Por Marilucia Lima (nutricionista)


 

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