Frutas que prendem e soltam o intestino. Frutas laxantes

Conheça neste artigo escrito por uma nutricionista, quais são as frutas consideradas laxantes como o mamão, frutas secas, banana nanica e outras, bem como aquelas que podem prender o intestino, como goiaba, frutas verdes, entre outras.

» Página Inicial


Sem dúvida alguma uma alimentação rica em frutas é essencial para uma boa saúde, pois além de nos oferecerem vitaminas, minerais e antioxidantes a maioria ajuda o intestino a funcionar por serem ricas em fibras e água, dois ingredientes imprescindíveis para evitar a prisão de ventre, vale lembrar que prevalência da prisão de ventre é maior no sexo feminino por conta do turbilhão de hormônios que influenciam no bom funcionamento do intestino.

A prisão de ventre pode estar associada a diversas causas dentre elas a dificuldade na digestão, metabolismo lento que pode ser devido a problemas da tireoide, dieta pobre em fibras, baixa ingestão de água, sedentarismo, genética, gravidez. Um outro fator que influencia é a dificuldade em usar um banheiro fora de casa, em viagens principalmente. É bom ressaltar que é considerado prisão de ventre quando a pessoa evacua menos que 3 vezes na semana. Quem sofre de prisão de ventre está sujeito a sofrer com mal humor, cansaço, dores abdominais, sensação de peso e inchaço abdominal, constipação ( grande dificuldade de evacuar ), por isso é melhor prevenir com uma alimentação rica em fibras e água.

Mamão papaia

Para evitar sofrer todos esses desconfortos podemos contar com uma boa variedade de frutas que tem efeito laxativo e ajudam o intestino a não travar, mas antes é preciso entender que existem também frutas que causam o efeito contrário, ou seja prendem o intestino e portanto devem ser evitadas por quem tem problemas como a prisão de ventre.

Frutas que ajudam a soltar o intestino ou laxativas

Mamão – Principal fruta laxativa, além de ser rica em fibras, tem papaína que acelera a digestão, ajudando na formação e evacuação das fezes.

Laranja – Melhor consumi-la em forma natural com bagaço para aproveitar as fibras, se for consumida em forma de suco não deve ser coado.

Abacate – As gorduras benéficas do abacate lubrifica as fezes, facilitando a evacuação e também há uma boa quantidade de fibras nessa fruta.

Figo - Rico em fibras, melhor consumi-lo com a casca. Facilita a digestão e melhora o trânsito intestinal. O figo seco também pode ser consumido para constipação pois também preserva as fibras.

Pera – Essa fruta além das fibras contem sorbitol que é um laxante natural porque atrai água para o intestino facilitando o movimento das fezes. Consumir sempre com casca.

Frutas secas – Passas, ameixa seca, figo, damasco, banana passa, etc, por causa do processo de secagem que concentram mais seus nutrientes e as fibras por porção, mas deve-se tomar cuidado porque também são mais ricas em açúcar e calorias.

Abacaxi -Para prisão de ventre seu suco é considerado um laxante natural porque é rico em água e fibras ajudando a mobilidade intestinal.

Ameixa – Rica em fibras e sorbitol (laxante natural), consumir o suco é mais aconselhado para a prisão de ventre, podendo também ser consumida na forma seca ( tem mais fibras ).

Frutas vermelhas - Morango, mirtilo, amora, framboesa, ameixa. Ricas em fibras, estimulam os movimentos intestinais, além de serem ricas em antioxidantes que previnem doenças.

Maçã com casca – A casca da maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda a retirar toxinas do intestino.

Kiwi - Além de ser rico em fibras, essa frutinha é rica em vitamina C, tem baixo teor de açúcar e tem a enzima actiidina que agiliza os processos de digestão.

Banana nanica – Rica em fibras, facilita o trânsito intestinal, melhora a digestão.

Manga – Essa fruta além de rica em fibras como a pectina, tem ainda enzimas que auxiliam na digestão.

Frutas que prendem o intestino

Algumas destas frutas prendem o intestino porque tem maior concentração de taninos que são compostos químicos presentes para defesa dos vegetais e dá aquele sabor meio travoso .

Goiaba – Os fitoquímicos (compostos presentes nos vegetais ) que nela se encontram retardam a mobilidade intestinal, dificultando o trânsito das fezes.

Maçã sem casca – Curiosamente a maçã serve tanto para soltar como para prender o intestino, depende de como for consumida, sem casca serve para prender porque as fibras concentradas na casca ajudam a soltar.

Caju -Por ser rica em tanino essa fruta deve ser evitada para quem não quer o intestino preso.

Banana maçã -Por ter menos quantidade de fibra insolúvel ( ajuda na formação do bolo fecal e trânsito intestinal ), a banana maçã prende o intestino.

Frutas verdes – Antes do processo de amadurecimento a quantidade de tanino é maior portanto favorece a prisão de ventre.

Não esqueçam que para o intestino ser saudável é preciso além do consumo das frutas consideradas laxativas também um bom consumo de água, prática de atividades físicas, consumo de cereais e probióticos como iogurtes, tudo de maneira equilibrada para uma ótima qualidade de vida!


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade