O que são frutas exóticas, silvestres e cítricas

Você já ouviu falar de sapota dos solimões, rambutão, jabuticaba branca e fruta-pão? Conheça as dicas da nutricionista sobre as frutas exóticas, cítricas e também das frutas silvestres. Veja as fontes de vitaminas e alguns cuidados no consumo delas.

» Página Inicial


Temos acesso as mais variadas opções de frutas, de todos os tipos, cores e gostos variados. Várias curiosidades se dão em relação as frutas, mais o principal é conhecer cada tipo. Vamos falar de três tipos: silvestres, exóticas e cítricas.

Frutas silvestres

tijela de morango

Podemos classificar as frutas que não necessitam da ajuda do homem, ou seja, nascem em qualquer lugar, só necessitam de um clima adequado e de um solo apropriado para sua espécie. Tem como característica sua coloração marcante passando por cores fortes e vibrantes, percorrendo a coloração laranja, vermelho, passando pelo roxo, notamos até o azul em algumas delas. Mais o homem consegue realizar seu cultivo, mais são necessárias técnicas específicas para seu plantio. Mesmo com tantas cores marcantes, devemos tomar cuidado com elas, pois podem ser comestíveis, usadas como ornamentos de decoração, e outras até venenosas. Portanto cuidado ao avistar uma frutinha bem colorida em seu caminho.

Fonte de vitaminas e minerais, com um sabor marcante e delicioso, previnem contra doenças futuras, podemos destacar dentre as frutas silvestres comestíveis: o morango, a framboesa, o mirtilo, a amora e a groselha.

Dentre as que devemos toma cuidado pois algumas delas podem até te matar por serem venenosas. Elas podem te causar náuseas, vômitos, fraqueza, sufocação, algumas atacam o sangue se ingeridas em grande quantidade, entre outros sintomas. São elas: o tabaco, a dulcamar e a briônia. Então, tomem cuidado, você pode encontrar durante aquela sua trilha que irá realizar no final de semana. Se estiver em dúvida, melhor não come-la.

Frutas exóticas

São dificilmente encontradas e a maioria as pessoas a desconhecem, conhecidas somente por pessoas de sua região de cultivo. Muitas são originárias de países das Américas, e da região Oriental.

Frutas cítricas

Laranja

São aquelas que possuem ácido cítrico em altas concentrações, ele é o responsável pelo sabor característica destas frutas ácidas. Originárias de regiões tropicais possuem altas concentrações de vitamina C, A, potássio e flavonoides. Ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando no combate contra resfriados, gripes e infecções. Dentre elas temos: laranja, limão e tangerina.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade