Frutas com baixo índice glicêmico. Conheça a lista

Conheça a relação de frutas que contém baixo índice glicêmico, como a amora, pêssego ameixa, pera, maça com casca, entre outras. Veja porque consumi-las, especialmente por pessoas diabéticas.

» Página Inicial

Índice glicêmico quer dizer a velocidade que o açúcar vindo dos carboidratos será digerido, quanto mais rápido ocorrer este processo maior será o índice glicêmico do alimento.

Uma quantidade razoável de fibras e ou gorduras tendem a diminuir o índice glicêmico dos alimentos e trazem saciedade, o que faz com que não sinta-se tanta fome quando for realizar uma refeição maior e então não acabe exagerando, além disso as frutas também ajudam bastante a amenizar a vontade de comer doces devido a seu sabor adocicado e são ótimas fontes de vitaminas.

fruta pêssego

Frutas in natura devem ser priorizadas pois assim preservamos as vitaminas e minerais da melhor forma, frutas desidratadas são uma boa escolha também, mas devemos nos atentar as quantidades pois desidratar significa retirar a água do alimento, o que por sua vez aumenta o carboidrato, por exemplo 100Grs de abacaxi tem uma quantidade de carboidratos bem menor quando comparado a 100Grs de abacaxi desidratado.

Exemplos :

  • Amora : 22 IG
  • Ameixa : 24 IG
  • Pêssego : 28 IG
  • Pêra : 33 IG
  • Maçã com casca : 39 IG
  • Morango : 40 IG
  • Uva : 43 IG

Também é muito importante saber que existe a carga glicêmica, que é o fator que diz o quanto de açúcar tem em 100Grs de um determinado alimento, por exemplo a melancia, o índice glicêmico dela é 72 o que é considerado alto, porém a carga glicêmica em 150Grs é de 7.2 o que é muito pouco.

Porque consumir frutas com baixo índice glicêmico?

Para aqueles que visam o emagrecimento estudos científicos indicam que manter a insulina em um nível mais baixo, o que significa evitar alimentos com índice glicêmico alto favorecem a perda de peso pois não causam picos de glicemia.

Pessoas que tem diabetes devem comer essas frutas?

Sim, pessoas com diabetes devem evitar o consumo de alimentos com alto índice e com alta carga glicêmica devido à falta de insulina no organismo das mesmas.

O suco tem o mesmo IG que a fruta?

Um erro muito comum é associar os benefícios da fruta aos benefícios do suco da mesma, porém o suco tende a ter sempre o índice glicêmico que a fruta, por exemplo para fazer um copo de 250ml de suco de laranja são necessárias sete laranjas, ou seja tomando o copo de suco você irá ingerir uma quantidade muito maior de carboidratos e muito menor de fibras do que se chupasse uma laranja.



 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas   |   Política de Privacidade