Fritadeira elétrica sem óleo Air Fryer. Alimentos, consumo e mais

Perguntas e respostas sobre a fritadeira elétrica sem óleo Air Fryer. Mas ela funciona mesmo? Ela frita qualquer tipo de alimento ou consome muita energia elétrica? Veja as respostas aqui.

» Página Inicial


A fritadeira elétrica sem óleo é um aparelho eletroeletrônico que se tornou bastante popular recentemente pois ele é capaz de fritar vários tipos de alimentos sem a necessidade de usar óleo para fazer a fritura. Primeiro que ele é elétrico como qualquer outro aparelho do tipo, segundo que basta colocar o alimento no compartimento e programar o tempo desejado que ele faz a fritura sem precisar de uma gota de óleo.

O que significa Air Fryer?

fritadeira sem óleo

São termos em inglês e que isoladamente significa: air = ar e fryer = fritadeira. O nome é sugestivo ou o aparelho utiliza o ar para fritar os alimentos. A tecnologia dele coloca o ar em movimento a altíssima velocidade e este movimento extremamente rápido aquece o ambiente interno do recipiente e frita o alimento que está ali.

Ela funciona mesmo, funciona muito bem e cumpre de fato o que diz a propaganda. Eu comprei um modelo da Mondial e pesquisei bastante antes de comprar, pois tinha o receio de não funcionar bem, mas funciona.

Com ela dá para fritar qualquer tipo de alimento, mas nem todos ficam bons. Qualquer alimento que você colocar lá ela irá fritar, mas percebi que em alguns casos o resultado deixa a desejar. Não testamos todos os tipos de alimento, mas mandioca não ficou muito bom.

De acordo com minha experiência, o que fica bom na fritadeira elétrica sem óleo são alimentos como: batata frita é ótimo, carnes de maneira geral fica muito bom. Aliás, se você colocar bifes de picanha, por exemplo, o resultado fica muito parecido com o da churrasqueira a carvão. Nuggets de frango, hambúrguer, entre outros. Tudo fica muito bom.

Quanto tempo ela leva para fritar os alimentos?

Depende do alimento e do ponto que você quer, mas geralmente 25 minutos é um tempo considerável para quase todos os casos. Mas durante o processo, você pode ir acompanhando o ponto e determinar o tempo certo.

Durante o processo pode-se abrir o recipiente com os alimentos. Você pode abrir o recipiente para virar os alimentos, por exemplo, especialmente no caso de bifes onde é recomendado a cada 10 minutos virar a peça para ele fritar ou assar uniformemente.

Alguns alimentos demorarão mais tempo, por exemplo: se você cortar um bife fino o tempo será menor, mas se deixar ele bem grosso,poderá demorar mais. É mais o menos o que acontece na churrasqueira, por exemplo.

A air fryer consome muita energia elétrica?

Não sei ao certo, mas desde que comprei a alguns meses não notei nenhum aumento significativo na conta de luz, então creio que o consumo seja desprezível. Até porque é um equipamento pequeno e o motor dele deve ser bem fraquinho em termos de consumo. O processo é muito simples.

Como todo aparelho elétrico, há consumo de energia, especialmente pelo fato dele produzir calor e sabemos que todos os aparelhos que produzem calor tende a consumir mais energia, mas acho que no caso da air fryer é um consumo bem pequeno.

Preciso comprar o modelo da Philips Walita ou posso comprar de outra marca?

Como disse acima eu comprei da Mondial e conversei com vários colegas de trabalho e cada um tinha de uma marca diferente, mas o processo de funcionamento, bem como os resultados pareciam iguais. Creio que ai fica a critério de cada um avaliar a marca que mais confia. Acho que o funcionamento é o mesmo, mas o material de cada um pode ser diferente e isto pode ser importante em termos de durabilidade.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas   |   Política de Privacidade