Como deve ser o consumo de frutas, legumes e verduras

Como conseguir as quantidades necessárias de frutas e hortaliças e como deve ser o consumo dos vegetais? Veja as dicas úteis sobre a boa alimentação.

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Como deve ser o consumo dos vegetais?

Todos sabem que a alimentação deve ser diversificada e rica em frutas, legumes e verduras, pois os vegetais garantem o aporte de vitaminas, sais minerais e fibras necessários para uma boa saúde, portanto quanto mais cores tivermos no prato mais garantia de estarmos adquirindo nutrientes necessários para o funcionamento adequado do nosso organismo. Esses alimentos além de serem ricos em nutrientes são também pouco calóricos contribuindo para quem está buscando um emagrecimento saudável.

Vale ressaltar que mesmo esses alimentos sendo necessários para a saúde e nos afastarem de doenças, não podem ser consumidos indiscriminadamente, pois o excesso de fibras diminui a absorção de alguns nutrientes além de causar gases e desconforto, é preciso que tudo tenha equilíbrio por mais saudável que seja.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S) a quantidade de consumo recomendada é de 400 gramas ( 5 porções entre frutas e hortaliças) por dia de frutas e hortaliças em 5 dias ou mais da semana, essa quantidade é o necessário para manter a saúde em dia, porém se começarmos a pensar que precisamos comer determinadas porções de frutas e hortaliças, isso se tornará uma obrigação e a alimentação precisa nos trazer prazer, pois comemos não só para adquirirmos nutrientes, mas também para nos sentirmos bem. É importante lembrar que os sucos naturais, os doces de frutas em calda, as frutas desidratadas entram na contabilidade de uma porção de frutas , mas é sempre melhor o consumo da fruta in natura, no caso das hortaliças, os vegetais como milho, ervilha, grão de bico, cogumelos, etc em conserva também contam como uma porção de hortaliças, mas assim como as frutas a melhor maneira de consumir é o vegetal fresco.

Como conseguir as quantidades necessárias de frutas e hortaliças

Não é difícil atingir as quantidades que a O.M.S recomenda, se você comer uma fruta ou tomar um copo de suco natural no café da manhã, no almoço tiver vegetais cozidos e salada crua e mais um suco natural ou fruta, no lanche da tarde mais uma fruta e no jantar mais vegetais e de sobremesa ou na ceia uma fruta, sem perceber você conseguiu uma quantidade significativa de vegetais.

No Brasil temos um grande variedade de frutas, legumes e verduras e podem ser preparados de várias maneiras, basta ter boa vontade e imaginação.

Para ficar mais fácil de entender o que significa uma porção de frutas e hortaliças, veja alguns exemplos na tabelinha:

Frutas que contem ferro

Hortaliças

Hortaliças


 

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