Como se faz parmegiana, ingredientes e acompanhamentos

Perguntas e respostas sobre parmegiana. Do que precisa para fazer esse prato? Ela só pode ser feita com bife bovino? A parmegiana é italiana? Veja as respostas.

» Página Inicial


Do que precisa para fazer uma parmegiana?

Em qualquer receita que se preze, a primeira coisa a considerar são os ingredientes necessários para preparar o prato. Para fazer uma boa parmegiana você vai precisar de:

Como se faz?

Para fazer a parmegiana primeiro você tem que temperar os bifes com o alho, a cebola e o sal a gosto. Passe os bifes um de cada vez no ovo e depois na farinha de rosca, coloque-os em uma frigideira com óleo bem quente e frite até dourar. Coloque todos os bifes já empanados e fritos em uma assadeira, cubra eles com o presunto, a mussarela e por último o molho de tomate. Se quiser por cima do molho pode colocar parmesão ralado. Leve ao forno só para derreter o queijo e sirva em seguida.

Parmegiana só se faz com bife bovino?

Não. Também pode ser feito com o filé de frango. Os passos são os mesmos. Ele fica bem mais leve e saboroso da mesma forma. Só tome o cuidado para não cortar bifes grossos de mais e eles correrem o risco de ficarem crus por dentro.

De onde vem o nome parmegiana?

O nome parmegiana vem provavelmente do queijo que é utilizado na receita.

A parmegiana é italiana?

Não. A parmegiana é um prato brasileiro. É uma adequação dos ingredientes mais utilizados na cozinha italiana e uma forte influencia dos italianos que habitam o Brasil. Eles faziam um prato muito parecido mas com alguns temperos que não são tão utilizados no Brasil e não agradam ao paladar dos brasileiros.

Ela vai com qual acompanhamento?

A parmegiana fica ideal com vários tipos de acompanhamento, entre eles, macarrão ao sugo, arroz branco, saladas folhosas, batatas fritas, assadas ou purê.

Ela engorda?

Muito. Todos os ingredientes são de alto valor calórico, então o recomendado é não comer todos os dias e nem em grandes quantidades. O queijo e o presunto são os que mais pesam no prato, além dele ser feito em uma panela banhada em óleo.

Quais os principais tipos:

Basicamente temos os seguintes tipos:

De frango:

Veja aqui mais exemplos

De carne moída:

Veja aqui mais exemplos deste prato.

De batata:

Veja outras formas de fazer com batata

Cuidado com a parmegiana, pois ela pode comprometer sua dieta. Consuma com moderação.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade