Calorias do ovo frito, cozido ou mexido

Veja como funciona a divisão do ovo ou a sua estrutura, como a casca, membrana da casca, clara, gema e outros. Conheça o valor nutricional deste importante alimentos que temos as calorias de várias formas de sua preparação.

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Os ovos são importantes e muito utilizados na alimentação dos brasileiros, uma grande fonte proteica e grande propriedades funcionais. O ovo pode ser utilizado de diversas maneiras, na culinária caseira e nas indústrias.

A estrutura

ovos cozidos

Essa estrutura é dividida em:

  • Casca, é a base do ovo, composta por sais de cálcio.
  • Membrana da casca, é a membrana que protege o conteúdo interno do choque com a casca.
  • Clara, é rica em albumina, que é fonte proteica.
  • Gema, é rica em colesterol.
  • Disco germinativo, presente nos ovos, é o que vai dar origem ao embrião.
  • Calaza, é a substancia que sustenta a gema no centro do ovo.
  • Câmara de ar, é uma reserva de ar para o embrião.

Classificação

Os ovos após sua coleta são higienizados e sanitizados, após isso sendo classificados manualmente ou eletronicamente de acordo com seu peso e tamanho. Essa classificação determina o preço desses ovos.

Tamanho

  • Jumbo – 70gramas
  • Extra grande – 63gramas
  • Grande – 55gramas
  • Média – 50gramas
  • Pequeno – 40gramas
  • Industrial – 35gramas

Valor nutritivo

Os ovos é fonte de proteína, vitaminas A, vitamina D e vitaminas do complexo B.

A gema é composta em média de 34% de gordura, 16% de proteína, 50% de água e cerca de 5% da gordura é colesterol.

Vitaminas B¹, B², Niacina, Ácido fólico, B¹², B6, Ácido ascórbico, D³ e vitamina E.

A recomendação é de que se consuma de 2 a 3 ovos por semana.

Armazenamento

Os ovos podem ser conservados de 2 a 4 semanas a 5°C, desde que protegidos do sol e do calor.

Teste da luz, o ovo fresco ao ser colocado contra a luz, parece denso e escuro por igual, se tiver alguma característica que não seja essa, o ovo esta estragado,

Teste da água, o ovo fresco ao ser colocado em um copo com água ficara parado no fundo, se flutuar é que esse ovo esta estragado.

Valores nutricional

  • Ovo cru, 143 calorias, 13 gramas de proteína, 8,9 gramas de lipídios, 356 gramas de colesterol, 1,6 gramas de carboidrato e 42mg de cálcio.
  • Ovo cozido, 146 calorias, 13,3 gramas de proteína, 9,5 gramas de lipídios, 397 gramas de colesterol, 0,6 gramas de carboidrato e 49mg de cálcio.
  • Ovo frito, 240 calorias, 15,6 gramas de proteína, 18,6 gramas de lipídios, 516 gramas de colesterol, 1,2 gramas de carboidrato e 73mg de cálcio.

Analisando os dados a cima estudados devemos optar pelo ovo cozido, sendo menos calórico e mais saudável. Devemos sempre optar por utilizar os alimentos cozidos, assim eliminamos a utilização das gorduras prejudiciais ao organismo.



 

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