Calorias da banana: nanica, prata, ouro, da terra e outras

» Página Inicial


De origem asiática, é considera a fruta mais antiga, encontrada em todas as regiões do país dezenas de tipos diferentes, consumida no Brasil quase em dobro considerando o restante no mundo, a banana nanica é a preferida pelos brasileiros, mais de 25 quilos são consumidor por ano. Observamos algumas mudanças nesses dados, o brasileiro já vem deixado de consumi-la a algum tempo por acreditarem que esta fruta engorda. Será que isso é verdade? Vamos conhecer um pouco mais sobre essa fruta.

Para falar se a banana engorda ou não, devemos pensar além de comer apenas a banana e sim na sua refeição durante todo o dia, se você consumir ao longo do seu dia mais calorias do que pode queimar, com certeza você irá engordar, por isso não devemos crucificar ou por a culpa só na banana, e sim, analisar sua dieta como um todo. E claro, levando em consideração de que você pode come durante o dia 3 unidades médias, pensando numa dieta onde você deva comer 3 porções de frutas, e não de consumir uma dúzia. Não podemos esquecer que a banana possui também amido de um tipo diferente do qual estamos acostumando, possui metade das calorias que encontramos de quantidades de carboidrato normal comumente encontrada.

Banana madura

Como é o amido presente na Banana?

Esse amido presente na banana, é chamado de amido resistente, é um tipo diferente, onde ele não é nem digerido e nem absorvido pelo nosso organismo, ele vai agir como uma fibra alimentar, sem alterar a quantidade de açúcar presente no sangue, contribui para o aumento da saciedade, diminuindo a velocidade com que os alimentos passem passam pelo sistema digestório, além disso, favorece a queima de gordura, ao invés, da queima de carboidrato armazenado para virar energia.

Suas propriedades

Tipos de Banana

Agora veremos algumas características e calorias dos tipos principais de bananas mais comumente consumidas no Brasil.

Banana Prata, 1 unidade média, em torno de 120g = 107 calorias.

Após amadurecer conseguimos consumi-las por 3 a 4 dias, menos doce que a banana nanica, pode ser usada para fazer bananada ou empanada.

Banana Nanica, 1 unidade pequena, em torno de 100g = 87 calorias

Dentre todas as opções é a mais preferida, e também é uma das mais doce chegando até ter efeito laxativo devido ao alto teor de açúcar, e ela tem esse nome devido ao porte de sua árvore.

Banana Maçã, 1 unidade 65g = 72 calorias

Muito recomendado para crianças e idosos pois sua polpa é a mais macia, consumir com moderação pois ela prende o intestino, e ela tem esse nome devido ao cheiro que exala, se assemelhando com a maçã.

Banana ouro, 100g = 158 calorias

De polpa doce e perfume particular, também é a mais calórica dentre as opções que temos no Brasil e também a menor.

Banana da terra, 100g = 117 calorias

Maior tipo de banana cultivada no Brasil, e, com certeza mais calórica, pois seu preparo sempre está associado a preparações fritas ou com adição de outros ingredientes bem calóricos, pois seu consumo in natura é muito indigesto.

Dicas

Se você adora uma banana frita, tente preparar ela grelhada em uma frigideira, pode untar ela com um fio de azeite que dará um ótimo sabor.

Pode ficar tranquila, não precisa se assustar com suas calorias, ela é uma boa pedido para substituição em sua refeições naquela hora que bater a vontade de um doce, além de ter nutrientes importante e ajudar na saciedade naquele lanchinho entre suas refeições.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade