Benefícios da água com gengibre ou com limão

O gengibre é um tempero aromático, o limão é uma fruta de baixa caloria, rica em potássio, magnésio, vitamina A e vitamina C. A água é vital para a vida.

» Página Inicial


A água

Grande parte do corpo de um ser humano é composto por água. A água, por si só, tem grande importância para a manutenção da saúde do organismo e bem estar físico. A recomendação diária para ingestão de água pode variar de indivíduo para indivíduo, mas, normalmente, gira em torno de dois litros.

Ingerir uma boa quantidade de água diariamente auxilia no funcionamento intestinal, ajudando o trânsito, deixando as fezes macias e mais fáceis de serem eliminadas; auxilia na manutenção de uma pele saudável e radiante; responsável por parte da hidratação de cabelos, unhas e olhos; a água também é um importante regulador térmico do corpo, controlando a temperatura; entre outros benefícios.

Garrafa de água

Para facilitar o controle de uma ingestão de água adequada, use garrafas cuja sua capacidade seja conhecida. Por exemplo: encha garrafas de 2 litros (pode ser de refrigerantes ou sucos que tenham acabado), deixe na geladeira e tenha o compromisso de bebê-la por inteiro todos os dias. Ou, ainda, você pode utilizar garrafas de água comercial de 510 ML. Encha cerca de 4 garrafinhas e bebe-as por inteiro todos os dias. Garrafas menores, como as de água comercial, talvez dê a sensação de facilidade, já que você as verá se esvaziando mais rapidamente do que garrafas maiores.

O gengibre

gengibre

O gengibre é um tempero aromático, cujo sabor é bastante característico, pungente e bastante picante. Os principais nutrientes presentes no gengibre são o magnésio, o potássio, o folato, o cálcio e a vitamina B6. 100 gramas de gengibre tem cerca de 80 calorias, a maioria proveniente de carboidratos.

Os benefícios do gengibre são muitos, dos quais podemos citar: é um excelente remédio para alergias, gripes e resfriados, sendo um ótimo descongestionante nasal, além de aliviar tosses e dor de garganta; também é um excelente anti-inflamatório, sendo um aliado poderoso do sistema imunológico; auxilia em dores musculares, aliviando a tensão muscular; excelente aliado de pacientes que enfrentam diabetes e hipertensão arterial.

Além de todos os benefícios já citados, o gengibre tem sido muito utilizado para auxiliar na perda de peso. Ele é um tempero com ação termogênica poderosa, pois aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo como um todo, o que promove a queima de gorduras e uma maior excreção de toxinas pelo organismo. É considerado também um inibidor natural do apetite, já que proporciona uma sensação de saciedade, e, consequentemente, faz com que a quantidade de alimento ingerido seja menor. O gengibre também ajuda, assim como a água, na regulação do funcionamento intestinal.

O limão

Limão

O limão é uma fruta de baixa caloria, rica em potássio, magnésio, vitamina A e vitamina C. Em 100 gramas de limão tem cerca de 29 calorias e 138 miligramas de potássio.

Assim como o gengibre, o limão possui importância ação contra gripes e resfriados, aumentando as defesas do organismo, sendo capaz de combater até inflamações das vias respiratórias. Ou seja, é uma fruta que tem grande funcionalidade para o sistema imunológico. Além disso, o limão é um importante antioxidante, protegendo as células do corpo; auxilia na manutenção de níveis adequados de ácido úrico; e também facilita a digestão.

O limão também possui boa quantidade de fibras, que, além de auxiliar no adequado funcionamento intestinal, ajuda na perda e manutenção do peso corporal, uma vez que as fibras são responsáveis pela saciedade.

Misturando tudo

Ao misturar água, gengibre e limão o resultado não poderia ser melhor. Essa mistura pode ser chamada de "água saborizada" que, nada mais é, do que adicionar sabor à água, mesmo que seja apenas "um gostinho". A água saborizada com gengibre e limão (juntos ou separados) traz diversos benefícios, uma vez que todos as coisas boas citadas anteriormente, de cada um deles, é potencializada quando colocadas juntas. O poder termogênico, que acelera o metabolismo e ajuda na perda de gordura corporal, é intensificado.

Segue a receita


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade