Bebida Alcoólica e Não Alcoólica. Principais dúvidas

Perguntas e respostas sobre bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Tire as principais dúvidas sobre os vários tipos de bebida, seu significado e os possíveis males à saúde.

» Página Inicial

O que são bebidas alcoólicas?

São bebidas industrializadas quem em sua composição existe certo teor ou quantidade de álcool. Odiadas por muitos, amadas por outros, elas seguem como enormes índices de consumo, especialmente no Brasil onde a sua comercialização e consumo é livre para pessoas acima de 18 anos.

São exemplos de bebidas alcoólicas:

  • Cerveja
  • Vinho
  • Cachaça, popularmente conhecida como pinga
  • Wisky
  • Vodka
  • Entre outras.

O que são bebidas não alcoólicas?

água doce

São aquelas de natureza industrializada ou natural que em sua composição não há inserção de álcool. No caso das industrializadas as mais comuns são os refrigerantes e sucos industrializados e dos produtos naturais, o mais conhecido é a água, sucos naturais, café, chá, entre outros.

Apesar de não alcoólicas, nem todas essas bebidas são benéficas à saúde humana, como é o caso dos refrigerantes que contém um alto índice de açúcar e é muito contra-indicado pois é muito calórico e pode engordar, bem como causar ou piorar os quadros de diabetes.

As bebidas alcoólicas fazem mal à saúde?

Embora existam estudos que apontem para algum tipo de benefício no consumo de alguns tipos de bebidas alcoólicas, na prática sabemos que ela faz muito mal à saúde e por este motivo é altamente recomendável que uma pessoa não faça o consumo de nenhum tipo, mesmo em pequenas quantidades.

O álcool não é o tipo de substância que deve ser ingerido, ele é útil e importante, mas não para o consumo humano ou animal. Como sabemos ele é usado como combustível, material de limpeza, esterilização e outros fins.

Toda bebida não alcoólica faz bem à saúde?

As bebidas que não sofrem nenhum processamento e são consumidas de forma natural ou preparadas artesanalmente geralmente não produz mal à saúde. Já os casos de bebidas processadas como é o caso dos refrigerantes, há inúmeras recomendações de que seja feito um consumo moderado visto que podem não fazer bem a saúde, especialmente pela alta quantidade de açúcar que eles contêm.

Qualquer pessoa pode comprar bebidas alcoólicas no Brasil?

Vinho

Qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, pode comprar, comercializar e consumir tais bebidas. Contudo, na prática muitas pessoas menores de idade faz o consumo, especialmente em casa ou em grupos acompanhados ou não de maiores. Esta prática é ilegal e não deve ser recomendada nem endossada por qualquer pessoa.

Apesar de ser ilegal, sabemos que a venda de bebidas alcoólicas ocorre em muitos lugares para menores de 18 anos. Inclusive ele é oferecida ou permitida em casa por pais para seus filhos menores. Isto não deveria ocorrer pois cria a ideia de que pode consumir em casa, também pode comprar e consumir em outros lugares.

É bom que se diga que a compra e o consumo desse tipo de bebida não deveria acontecer com qualquer pessoa, independentemente da idade.

Qual a melhor bebida que existe?

Água. A água é de longe a melhor bebida que existe, pois não engorda, não faz mal à saúde, pode ser encontrada livremente na natureza e é um dos recursos mais preciosos que existe na terra. Embora ela seja abundante em todo o planeta, sua concentração está em locais distantes dos grandes centros, o que pode levar muitas cidades a ter racionamento de água.

Um dado interessante é que a maior parte da água do planeta é salgada e portanto imprópria para o consumo. Outra grande parte está presa nas geleiras, do polo norte, da Antártida e outros locais como o campo de gelo sul na Patagônia Argentina e Chilena.

Há ainda uma boa porção desta água que está em locais bem distante da maioria da população, como é o caso do Brasil onde temos o Rio Amazonas que concentra 1/5 da água doce do planeta, mas a população brasileira está concentrada no sul e sudeste.



 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas   |   Política de Privacidade