Batata engorda? Como consumir de forma responsável

Batata não é vilã, sabendo consumir não vai engordar. Esta frase resume bem a ideia deste artigo escrito por uma nutricionista para mostrar como devemos consumir.

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Não existe alimento vilão nem mocinho, existe alimento e ponto, o que determina o bem ou o mal que um alimento possa nos fazer é a quantidade e como o consumimos, seguindo esse raciocínio é errado dizer que a batata engorda pelo simples fato de ser um carboidrato, com toda essa onda de emagrecimento e obrigação de estar em boa forma surgem ideias erradas e modismos que nos afastam de hábitos alimentares que sempre estiveram presentes na mesa das famílias e isso não deve acontecer, pois devemos nos alimentar não só pensando nos nutrientes mas também pensando no prazer de comer e nas memórias que certos alimentos nos trazem.

A batata como todos os vegetais tem seu valor nutricional e deve estar presente em nosso cardápio, ela tem pouca quantidade de gordura e além de nos dar energia tem vitamina C (porém essa vitamina se perde no cozimento) complexo B, vitamina K importante para a elasticidade das artérias, para coagulação sanguínea e também para a fixação do cálcio no osso, tem também potássio, fósforo, cálcio e ferro, minerais que ajudam a força muscular e ajudam na preservação dos ossos. Há quem use o caldo da batata crua para alívio de dores de estômago e para melhora da gastrite, porém para esses benefícios ainda não há estudos suficientes que comprovem sua eficácia, porém outras pesquisas estão crescendo em relação a prevenção do câncer com o consumo da batata crua.

Qual a melhor maneira de consumir a batata para não engordar?

Podemos consumir a batata em várias receitas sem culpa e sem medo, cozida, assada, no purê, como parte de recheios, nas sopas. É preciso apenas ter moderação e para os diabéticos é aconselhável não misturar numa mesma refeição a batata com outro carboidrato, esta regra vale também para quem está querendo perder peso.

batata

Para os amantes da batata frita, a melhor opção é fazê-la assada pois a fritura aumenta as calorias e o colesterol e quando for impossível resistir a tentação, usar a batata natural para fritar e não a congelada industrializada que é rica em gordura vegetal e conservantes.

A batata cozida al dente e temperada com azeite, sal e outros temperos naturais é uma opção de deixá-la menos calórica e aproveitar bem seus nutrientes, para o purê ficar mais magro adicione leite desnatado e requeijão também desnatado além de mais light ficará mais saboroso também.

Vale ressaltar que a casca da batata é rica em fibras e nutrientes, por isso sempre que possível se deve conservá-la no cozimento e também no consumo para aproveitá-los integralmente.

A batata é um excelente alimento e sabendo consumi-la só trará benefícios à saúde, é errado afirmar que este ou aquele alimento isoladamente engorda ou emagrece, o que conta é o como e o quanto consumimos e com a batata não é diferente.

Comer sem culpa é a melhor maneira de nos mantermos magros e saudáveis, sem neuras e sem modismos, não excluam nenhum grupo de alimentos do cardápio, tenham moderação e sejam felizes!


 

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