Alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis

Sementes, os grãos integrais como trigo, aveia, ervilha, grão de bico, lentilha e outros, frutas, legumes e verduras compõe a lista de alimentos com alto valor de fibra solúveis e insolúveis. Conheça a diferença e os alimentos.

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As fibras alimentares são classificadas como polissacarídeos que está presente nos vegetais, celulose, pectinas, mucilagens e classificada como não polissacarídeos que é a lignina, que não são hidrolisadas pelo trato gastrointestinal.

As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis sendo classificadas devido a sua composição e alimento. Os alimentos ricos em fibras devem ser ingeridos de acordo com as necessidades de cada organismo.

Trigo integral

A recomendação diária de fibras deve ser de 20 a 30g, sendo uma mistura das fibras solúveis e insolúveis. O excesso de fibras pode trazer malefícios ao organismo.

Algumas características:

Fibras solúveis

As fibras solúveis são importantes para o organismo trazendo os benefícios a saúde, essa fração de fibras são responsáveis por apresentar um efeito metabólico no trato gastrointestinal. Essas fibras diminui a absorção de glicose e colesterol, protegendo contra algumas doenças. Sendo elas pectinas, mucilagens, gomas e uma parte de hemiceluloses.

Fibras insolúveis

As fibras insolúveis são encontradas nos vegetais, não se dissolvem na água, aceleram o tempo de transito intestinal devido a absorção de água. Isso melhora a constipação intestinal e previne a inflamação do intestino. Sendo elas celulose e uma parte de hemiceluloses.

Os alimentos

As frutas, todos os valores com base em 100 gramas.

Os grãos

Os legume e verduras

As sementes

Todos os alimentos são importantes para uma vida saudável, devem ser consumidos com moderação.


 

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